IA é usado para combater queixas recusadas pelas seguradoras de saúde

  • ECO Seguros
  • 15 Janeiro 2025

AltitudeCreate otimiza recursos financeiros e humanos. Ainda que surja no meio da maré de críticas ao setor segurador nos EUA, CEO garante que produto estava em desenvolvimento há mais de seis meses.

A empresa de pagamentos de cuidados de saúde Waystar anunciou esta segunda-feira uma nova ferramenta que usa inteligência artificial (IA) para redigir automaticamente cartas de reclamação a recursas de seguros, avançou a CNBC.

A empresa considera que a nova solução, denominada de AltitudeCreate, pode ajudar os prestadores de saúde a reduzir os custos do processo e poupá-los de procurar contratos e registos complexos para montar as cartas manualmente. Segundo o grupo Premier, os hospitais e sistemas de saúde gastam quase 20 milhões de dólares por ano a tentar anular pedidos recusados.

“Pensamos que se conseguirmos desenvolver um software que melhore a vida das pessoas num momento stressante em que estão a receber cuidados de saúde, então estamos a fazer algo de bom”, disse Matt Hawkins, CEO da Waystar, à CNBC.

Hawkins disse que, embora tenha havido muita discussão em torno das recusas de reclamações recentemente, o AltitudeCreate está a ser desenvolvido na Waystar nos últimos seis a oito meses. A empresa anunciou uma parceria centrada na IA com a Google Cloud em maio e a automatização das respostas às recusas de reclamações foi um dos 12 casos de utilização que as empresas planearam explorar.

O AltitudeCreate é uma ferramenta disponível em um conjunto mais amplo de ofertas de IA da Waystar chamado AltitudeAI, que a empresa também revelou na segunda-feira. O AltitudeCreate foi lançado para organizações que já estão a utilizar os módulos de software de gestão de rejeição de pedidos e reclamação da Waystar no início deste mês, sem nenhum custo adicional, disse a empresa.

A Waystar planeia tornar a funcionalidade mais amplamente disponível no futuro.

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