LaLiga deteta menos discurso de ódio nas redes sociais durante a primeira metade da época

  • Servimedia
  • 7:10

As conversas racistas (-5%), xenófobas (-29%), homofóbicas (-51%) e sexistas (-94%) diminuíram.

As mensagens racistas em conversas relacionadas com a LaLiga nas redes sociais diminuíram 5% e as mensagens xenófobas diminuíram 29% na primeira metade da época da liga espanhola de futebol em comparação com a primeira metade da campanha de 2023-24.

Além disso, as conversas homofóbicas diminuíram 51% e as de teor sexista 94%. Isto de acordo com uma análise da MOOD LaLiga – uma ferramenta que monitoriza as conversas nas redes sociais sobre a LaLiga em Espanha – divulgada na sexta-feira.

Os dados também mostram que o índice, que terminou a época passada em 6,5, desceu três décimos de ponto para os atuais 6,2. Esta pontuação, que vai de 1 a 10, mede a tensão nas conversas nas redes sociais, sendo 10 o nível mais elevado de tensão e 1 o mais baixo. Por conseguinte, se os valores forem inferiores a 5, significa que o discurso positivo supera o negativo.

Esse valor foi de 7,5 na segunda ronda da época de 2022-23, menos 1,3 pontos nas duas últimas épocas.

MENSAGENS POSITIVAS

Uma análise de mais de 11,2 milhões de conversas nas redes sociais de mais de três milhões de contas de redes sociais durante a primeira ronda da competição mostra que este índice esteve num mínimo histórico, com 4,8 pontos na 15ª jornada e 3,4 na 18ª jornada, indicando que as mensagens com conteúdo positivo superaram as mensagens com conteúdo odioso.

Entre os tópicos de conversa com conteúdo positivo, destacam-se os que refletem um sentimento de orgulho, com quase 260 000 mensagens, enquanto os que exprimem alegria ultrapassam as 50 000 e os que exprimem paixão, mais de 49 000.

Durante o “clássico” desta primeira volta, com o FC Barcelona a vencer o Real Madrid por 4-0, foi atingido o pico de menções contra atos racistas, uma vez que mais de 31 000 das 1,3 milhões de menções condenaram atos de natureza racista e odiosa.

Outro dos parâmetros positivos desta primeira volta da época 2024-25 é o facto de, em jogos como o dérbi basco entre o Athletic e a Real Sociedad – com vitória da equipa de Bilbau por 1-0 -, o índice MOOD ter apresentado uma tendência decrescente em relação à época passada, passando de 6,5 no mesmo período da época 2023-24 para 5,6 na presente época.

O mesmo se aplica ao dérbi de Sevilha – com o Sevilha a vencer o Betis por 1-0 – que caiu mais de um ponto num ano, passando de 6,4 para 5,2 esta época.

A LaLiga recordou na sexta-feira que a sua “principal missão” e a dos seus clubes é acabar com o ódio dentro e fora dos estádios. Para o efeito, continuará a levar a cabo campanhas de sensibilização e outras iniciativas até que o futebol livre de ódio seja alcançado.

O MOOD LALIGA faz parte do projeto LALIGA VS. Através desta plataforma, a LALIGA e os clubes procuram utilizar toda a força do futebol para inspirar a sociedade a ser um exemplo de respeito e desportivismo, especialmente para aqueles que irão moldar o futebol do futuro.

Do mesmo modo, o MOOD é uma ferramenta que, atualmente, também está a ser alargada ao Ministério da Inclusão, Segurança Social e Migração, para ajudar o Observatório Espanhol do Racismo e da Xenofobia (Oberaxe), na pesquisa, recolha, análise e notificação às plataformas da Internet de conteúdos de discurso de ódio no desporto, bem como de discurso racista, xenófobo, islamófobo, antissemita e anti-cigano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

LaLiga deteta menos discurso de ódio nas redes sociais durante a primeira metade da época

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião