Secretário-geral da NATO encontra-se com Marcelo e Montenegro na segunda-feira
Mark Rutte, secretário-geral da NATO, vem a Portugal na próxima segunda-feira, 27 de janeiro, para um encontro com Marcelo e Montenegro. Rangel e Nuno Melo estarão presentes.
O secretário-geral da NATO, Mark Rutte, vem a Portugal na próxima segunda-feira, 27 de janeiro, para um encontro com o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e Luís Montenegro, o primeiro-ministro. Segundo a nota de imprensa divulgada esta quinta-feira pela NATO, após o encontro está prevista uma declaração conjunta de Rutte e Luís Montenegro, às 13:45, horas de Lisboa.
“Rutte reunir-se-á com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, e o Ministro da Defesa, Nuno Melo”, informa a nota.
No mesmo dia, o secretário-geral da NATO deslocar-se-á a Madrid, onde se encontrará com o presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez.
O encontro entre Rutte e líderes europeus acontece numa altura em que de discute a necessidade de os aliados aumentarem os seus orçamentos nacionais com a despesa para lá dos 2%. O presidente reeleito dos Estados Unidos, Donald Trump, tem exercido pressão sobre os membros da NATO alegando que a despesa da maioria dos países está abaixo do expectável, exigindo, dessa forma, que cada aliado deveria gastar 5% do PIB com a defesa.
A maioria dos países europeus, incluindo Portugal, já rejeitou tal meta mas mostrou-se, no entanto, disponível para reforçar estes gastos para 3%. O tema marcará a agenda do Conselho Europeu informal, liderado pelo Presidente do Conselho Europeu, António Costa, a 3 de fevereiro e mais tarde o encontro entre os membros da NATO, em junho.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Secretário-geral da NATO encontra-se com Marcelo e Montenegro na segunda-feira
{{ noCommentsLabel }}