EUA congelam novos financiamentos de quase todos os programas de ajuda no mundo
A exceção é nos programas humanitários alimentares e na ajuda militar a Israel e ao Egito. O Departamento de Estado vai analisar quais dos milhares de programas de ajuda.
O Departamento de Estado norte-americano congelou esta sexta-feira novos financiamentos para quase todos os programas de ajuda dos Estados Unidos em todo o mundo, com exceção dos programas humanitários alimentares e da ajuda militar a Israel e ao Egito.
A diretiva – enviada por telegrama às embaixadas dos Estados Unidos em todo o mundo – proíbe novas despesas do Governo, o que parece limitar os programas a funcionarem apenas enquanto tiverem dinheiro em caixa. O Departamento de Estado vai analisar quais dos milhares de programas de ajuda e desenvolvimento dos Estados Unidos podem continuar.
A sua diretiva especifica a execução de uma ordem executiva de congelamento de ajuda assinada pelo Presidente norte-americano, Donald Trump, na segunda-feira, o seu primeiro dia de regresso à Casa Branca para um segundo mandato presidencial (2025-2029).
A diretiva desapontou especialmente os trabalhadores humanitários por não incluir quaisquer isenções que poupassem as clínicas de saúde e outros programas de saúde em todo o mundo ao novo congelamento de financiamento.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EUA congelam novos financiamentos de quase todos os programas de ajuda no mundo
{{ noCommentsLabel }}