O consórcio BREATHE baseia-se na Inteligência Artificial para transformar os cuidados com a asma e a DPOC

  • Servimedia
  • 28 Janeiro 2025

Estas patologias afetam mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo e representam duas das principais causas de incapacidade e morte.

O consórcio BREATHE, apoiado pelo EIT Health, está a desenvolver uma ferramenta pioneira baseada em biomarcadores exalados e Inteligência Artificial, denominada Evernoa, que visa reduzir as exacerbações da asma e da doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) até 55%.

O projeto reúne líderes em inovação tecnológica e saúde, como a everSens, a AstraZeneca España, a GENESIS Biomed, o Hospital Clínic de Barcelona, a Universidade de Coimbra e outros centros de investigação europeus. O Evernoa permite uma avaliação rápida e exata do risco de complicações respiratórias, ajudando os médicos e os doentes a tomar decisões informadas, a reduzir as hospitalizações e a melhorar a qualidade de vida.

De acordo com o consórcio, a implementação desta solução poderá evitar mais de 1,2 milhões de hospitalizações e libertar 8 milhões de dias de ocupação hospitalar por ano na Europa, com um impacto significativo na sustentabilidade dos sistemas de saúde.

“O projeto BREATHE simboliza o poder da colaboração para transformar os cuidados de saúde. Na AstraZeneca, acreditamos numa abordagem que combina ciência de ponta e inovação tecnológica para avançar em direção a um futuro sem exacerbações. A nossa participação no BREATHE reforça a nossa visão de uma gestão integrada e personalizada das doenças respiratórias, que beneficia tanto os doentes como os sistemas de saúde”, afirmou o Dr. César Velasco, AstraZeneca Espanha.

“Este projeto é um reflexo do nosso compromisso com a inovação na saúde respiratória, com o objetivo de transformar o diagnóstico e a monitorização de doenças como a asma. Graças ao EIT Health, pudemos colaborar com parceiros líderes do setor e desenvolver tecnologias pioneiras como a Evernoa, que melhoram a qualidade de vida dos doentes e contribuem para a sustentabilidade dos sistemas de saúde na Europa”, afirmou Leyre Ruete Ibarrola, co-fundadora e CEO da everSens.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

O consórcio BREATHE baseia-se na Inteligência Artificial para transformar os cuidados com a asma e a DPOC

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião