5 coisas que vão marcar o dia
As contas do Santander no último ano, os números do emprego e os novos desenvolvimentos nas tarifas de Trump vão estar em destaque esta quarta-feira. Já Montenegro participa no debate quinzenal.
Depois de Donald Trump ter dado um passo atrás na imposição de tarifas ao Canadá e ao México, adiando a entrada em vigor das novas taxas aduaneiras por um mês, os investidores aguardam agora por novos desenvolvimentos, nomeadamente em relação aos bens europeus. Já em Portugal, o INE revela os números do emprego no quarto trimestre do ano e o Santander divulga os números da atividade em 2024, no dia em que o primeiro-ministro Luís Montenegro participa no debate quinzenal no Parlamento.
Santander apresenta resultados do ano
O banco Santander divulga os resultados anuais de 2024, em Madrid. O grupo espanhol registou lucros de 9.309 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, um aumento de 14% face ao mesmo período de 2023. Em Portugal, o Santander Totta registou um lucro de 778,1 milhões de euros até setembro, o que representa uma subida de 25,1% face aos 621,7 milhões de euros alcançados no mesmo período do ano passado. Os lucros foram impulsionados pela margem financeira (diferença entre os juros cobrados nos empréstimos e os juros pagos nos depósitos), que avançou 20,5% para 1,24 mil milhões de euros entre janeiro e setembro.
Estatísticas do emprego 4.º trimestre
O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga, esta quarta-feira, os números do emprego no último trimestre de 2024. A taxa de desemprego fixou-se em 6,1% no terceiro trimestre do ano, mantendo-se face aos três meses anteriores e ao trimestre homólogo. Já a população empregada aumentou 1,2% face ao registado há um ano, atingindo 5,1 milhões de pessoas, isto é, o valor mais elevado desde, pelo menos, 2011.
Montenegro no Parlamento
O dia será ainda marcado pelo debate com o primeiro-ministro na Assembleia da República. Luís Montenegro vai ao Parlamento depois de ter registado a primeira baixa no seu governo, após a demissão do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias, que está a ser investigado pela Procuradoria Europeia por suspeitas de ter recebido contrapartidas durante o seu percurso como antigo presidente da Câmara Municipal de Bragança. Já depois do plenário, o ministro da Coesão Territorial Castro Almeida vai responder aos deputados sobre a execução do PRR e falhas do IAPMEI nos prazos de pagamentos.
Audição da Inapa volta ao Parlamento
Depois de já terem sido ouvidos pelos deputados o ex-CEO da Inapa, Frederico Lupi, o ex-presidente da Parpública, Realinho de Matos, e o secretário de Estado do Tesouro e Finanças, João Silva Lopes, é agora a vez do secretário de Estado do Trabalho, Adriano Rafael Moreira, ir ao Parlamento falar sobre a situação da Inapa. A audição parlamentar sobre a distribuidora de papel foi pedida pelo Chega, após a empresa ter entrado em insolvência.
Tarifas de Trump mantêm investidores vigilantes
O tema da imposição de tarifas vai continuar a marcar a semana. Depois de os EUA terem suspendido por um mês a aplicação de taxas aduaneiras de 25% sobre as importações canadianas e mexicanas, para continuarem as negociações durante este período, a China e a União Europeia centram agora atenções. Depois de Pequim ter anunciado que retaliou as novas tarifas de 10% dos EUA, os investidores aguardam agora o resultado da conversa entre Trump e Xi Jinping, na expectativa que, à semelhança do que aconteceu com o Canadá e o México, também as tarifas à China possam ser adiadas. Quanto à Europa, os investidores continuam a aguardar para saber quais serão as taxas aduaneiras aplicadas aos produtos europeus.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}