5 coisas que vão marcar o dia

O Santander Totta apresenta os resultados do ano passado e a Anacom faz o balanço anual do 5G no país. Governo deve anunciar o sucessor de Hernâni Dias.

A fechar esta semana é esperado que o Governo anuncie o sucessor de Hernâni Dias, que se demitiu depois de criar duas empresas na área de imobiliário. O banco Santander Totta também vai mostrar os resultados do ano passado e o INE divulga como evoluíram os custos da construção de habitação nova no país.

Santander Totta presta contas do ano de 2024

O banco liderado por Pedro Castro e Almeida revela, durante a manhã desta quinta-feira, os resultados do ano passado. Nos primeiros nove meses do ano passado, o Santander Totta registou lucros de 778,1 milhões de euros, mais 25,1% que no mesmo período do ano anterior. Os créditos subiram 6,6% nesse período e os depósitos cresceram mais de 4%.

Como evoluíram os custos de construção de habitação?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga o índice de custos de construção de habitação nova em dezembro do ano passado. Até novembro, estes custos aumentaram 3,4% em termos homólogos e 4,1% face ao mês anterior. Já o preço dos materiais baixou 0,3% face ao mesmo período do ano anterior e o custo da mão de obra subiu 8,1%.

Eurostat divulga produção do setor dos serviços

O gabinete europeu de estatísticas (Eurostat) também vai publicar um conjunto de indicadores, entre os quais a evolução do setor dos serviços na União Europeia e na zona euro em novembro de 2024. Até outubro do ano passado, a produção neste setor cresceu 1,7% na zona euro e 1,5% na UE em termos homólogos.

Anacom faz balanço do 5G

O regulador das telecomunicações tem previsto fazer, esta quinta-feira, o balanço trimestral e anual do desenvolvimento do 5G em Portugal. Até setembro de 2024, o número de estações instaladas no país tinha aumentado 2%, face ao trimestre anterior, e as antenas chegavam a 2.217 freguesias, cerca de 72% do total.

Montenegro deve anunciar sucessor de Hernâni Dias

Para hoje é ainda esperado que Luís Montenegro indique o nome do próximo Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território. Hernâni Dias demitiu-se a 28 de janeiro depois de ser conhecido que estava a ser investigado pela Procuradoria Europeia e também porque criou, depois de entrar no executivo, duas empresas no setor do imobiliário e construção, num potencial conflito de interesses com a área que tutelava.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião