U.A.X., Universidade Alfonso X el Sabio, pioneira na formação de competências digitais para contribuir para uma abordagem One Health na Medicina Veterinária
A UAX incorpora as disciplinas de Produção Animal de Precisão e Gestão da Vida Selvagem, duas disciplinas fundamentais para o futuro do sector, no seu programa de Licenciatura em Veterinária.
A Universidade Alfonso X el Sabio (UAX) informou que incorporou duas disciplinas “inovadoras” na sua licenciatura em Veterinária: Produção Animal de Precisão e Gestão da Vida Selvagem.
“Estas disciplinas não só respondem às necessidades do setor face às possibilidades oferecidas pela tecnologia, como também estão alinhadas com a abordagem One Health que reconhece a interligação entre a saúde humana, animal e ambiental, sublinhando assim a importância da colaboração interdisciplinar para enfrentar eficazmente desafios como a segurança alimentar, a propagação de doenças ou a conservação dos ecossistemas. Esta é uma visão global promovida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), pela Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH) e pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), que a UAX apoia através da formação”, explicou.
A disciplina de Produção Animal de Precisão, lecionada como optativa no último ano da Licenciatura em Veterinária, introduz os alunos numa das tendências mais inovadoras da indústria agrícola: a pecuária de precisão ou a relevância da gestão de dados na medicina veterinária. Trata-se de uma disciplina-chave que permite um conhecimento e um controlo mais rigorosos das espécies pecuárias, o que permite agir com maior agilidade, aumentar a eficiência na produção pecuária e prestar os cuidados necessários aos animais, graças à digitalização dos processos e à utilização de tecnologias avançadas em explorações conectadas.
Miguel Ángel Higuera, coordenador e professor da disciplina de Produção Animal de Precisão na UAX, sublinha que “a pecuária de precisão permite monitorizar em tempo real o estado dos animais, facilitando a tomada de decisões com base em dados objetivos. Desta forma, otimiza-se a produção, melhora-se o bem-estar animal e facilita-se a comunicação entre veterinários e agricultores.
Para além de fornecer ferramentas para a tecnificação do setor, o curso responde a uma necessidade real do mercado: a falta de profissionais formados na interpretação de dados no setor pecuário. “As novas gerações de veterinários devem estar preparadas para liderar esta mudança e aplicar a tecnologia para melhorar e evoluir o setor”, conclui Higuera.
Graças à utilização de sensores e sistemas de monitorização, os estudantes aprendem a recolher e a analisar dados sobre a saúde, a alimentação e as condições ambientais do gado. O curso oferece uma formação alinhada com o modelo educativo da UAX, que combina teoria e prática para preparar os futuros veterinários para trabalhar em situações reais que encontrarão na sua inserção no mundo do trabalho. Inclui também visitas a instalações de vanguarda, como a Granja 5.0 em Lérida, que está na vanguarda da digitalização da pecuária.
Este é um tema muito relevante se tivermos em conta que o setor pecuário espanhol é o segundo maior exportador de suínos do mundo, apenas atrás dos Estados Unidos, com um volume de negócios de cerca de 38.000 milhões de euros por ano. Por isso, é essencial que os futuros veterinários compreendam o impacto da digitalização na gestão das explorações.
GESTÃO DA VIDA SELVAGEM E DOS ANIMAIS SELVAGENS
A UAX salientou que é a primeira universidade em Madrid a introduzir a disciplina de Vida Selvagem e Gestão da Vida Selvagem como uma opção no terceiro ano da Licenciatura em Veterinária, o que reforça a sua liderança na formação sob a abordagem One Health. “A relação entre a vida selvagem e a saúde pública é cada vez mais relevante. Mais de 70% das doenças emergentes nos seres humanos têm a sua origem em animais, muitas delas transmitidas através de espécies selvagens. Este contexto realça a necessidade de veterinários com formação em epidemiologia, gestão de espécies e conservação da biodiversidade”, afirma.
O curso aborda áreas fundamentais como sustentabilidade, legislação ambiental, manejo de espécies, epidemiologia e saúde pública, proporcionando uma formação abrangente em conservação da fauna silvestre. “É uma disciplina que até agora não tinha formação específica nos currículos e que é essencial para garantir a sustentabilidade dos ecossistemas”, explica Jaime Galán, Coordenador de Biologia e Gestão da Vida Selvagem na Licenciatura em Veterinária da UAX. “A crescente procura de especialistas nesta área reflete-se na elevada inscrição de alunos nesta disciplina opcional, que atinge um terço dos inscritos”, acrescenta Galán.
Além disso, quem opta por esta disciplina tem acesso a uma formação transversal que o prepara para uma maior empregabilidade com oportunidades profissionais em centros de recuperação de animais selvagens ou de controlo de doenças da fauna selvagem, bem como em consultoria ambiental, gestão de recursos naturais, segurança alimentar, cargos em organismos públicos responsáveis pela fiscalização do estado dos ecossistemas e pela proteção da fauna selvagem ou alfândegas.
A incorporação destes temas demonstra a aposta da UAX numa formação adaptada aos novos desafios do setor veterinário. Com uma abordagem inovadora e prática, a UAX está a consolidar a sua posição como uma referência no ensino de competências digitais e específicas que impulsionam o desenvolvimento profissional dos seus alunos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
U.A.X., Universidade Alfonso X el Sabio, pioneira na formação de competências digitais para contribuir para uma abordagem One Health na Medicina Veterinária
{{ noCommentsLabel }}