FIATC inaugura a primeira residência para idosos certificada pela Passivhaus na Catalunha

  • Servimedia
  • 18 Fevereiro 2025

A FIATC Residences, divisão da FIATC dedicada à construção e gestão de residências para idosos, inaugurou o seu sexto centro, Mirador de Gràcia. É o primeiro na Catalunha com certificação Passivhaus.

Situada junto ao Parc de Collserola, a nova residência, acreditada pela Generalitat de Catalunya, dispõe de 143 lugares residenciais e 40 lugares de centro de dia. A sua certificação Passivhaus garante uma maior eficiência energética e um elevado nível de conforto para as pessoas, graças à temperatura constante, à qualidade do ar e a uma iluminação natural ótima.

O edifício Mirador de Gràcia tem uma instalação solar fotovoltaica de 59 kWp e gera cerca de 26% do seu consumo anual de energia, reduzindo as emissões de CO2. A eficiência deste novo centro resultará numa redução de 70% nos custos de energia em comparação com as instalações tradicionais.

Com mais de 6.692 m² de área útil, a residência distribui-se por sete pisos com três unidades de habitação. A sua arquitetura e os seus interiores foram concebidos com base na experiência de mais de 10 anos da equipa técnica da FIATC Residences na gestão de centros. Assim, o mobiliário foi criado especificamente para se adaptar às necessidades dos residentes e dos profissionais.

PRESENÇA INSTITUCIONAL

A inauguração em Barcelona contou com a presença do Secretário-Geral dos Direitos Sociais e da Inclusão da Generalitat da Catalunha, Raúl Moreno Montaña; do Presidente Executivo da FIATC Seguros, Joan Castells, e do Diretor-Geral da FIATC Residences, Joaquim Rigau.

Raúl Moreno Montaña reafirmou a aposta do Governo da Catalunha na digitalização e simplificação dos processos com o objetivo de reduzir o tempo de espera para aceder às prestações por dependência ou invalidez.

Joan Castells sublinhou que “este novo centro é o resultado da colaboração público-privada, que é tão necessária num país como o nosso, com falta de equipamentos sociais. O nosso compromisso”, sublinhou, ‘é para com as pessoas de quem vamos cuidar aqui e para com a sociedade de Barcelona, sempre guiados pelo nosso desejo de contribuir para ações de natureza social’.

Neste sentido, Joaquim Rigau afirmou: “Oferecemos inovação social e assistencial, serviços diferenciados. Não só promovemos pequenas unidades de habitação, adaptadas a diferentes níveis cognitivos, como também construímos infra-estruturas sustentáveis, concebidas com o utilizador no centro. Este lar de idosos é um exemplo claro deste conceito posto em prática”.

80 PROFISSIONAIS

O Mirador de Gràcia dispõe de 7 quartos individuais e 68 quartos duplos, exteriores e com luz natural. Destacam-se os espaços comuns do novo edifício (ginásio, cabeleireiro, farmácia, salas de atividades e de visitas) e os exteriores ajardinados (dois terraços panorâmicos).

Uma equipa de 80 profissionais, especializados nas áreas médica, social e psicológica, bem como em alta dependência e demência, oferecerá cuidados integrais aos residentes, promovendo a sua autonomia e qualidade de vida.

Nos próximos cinco anos, a FIATC Residences pretende abrir cinco novos espaços em Barcelona, Viladecans, Vilanova, Alicante e Elche – estes dois últimos serão os primeiros fora da Catalunha.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

FIATC inaugura a primeira residência para idosos certificada pela Passivhaus na Catalunha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião