Fundo da igreja mórmon é o novo dono do terreno alentejano vendido pelas famílias Martinavarro e Ballester

A empresa Farm Land, ligada à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, foi o comprador dos 700 hectares em Beja que puseram fim ao negócio agrícola dos espanhóis em Portugal.

O comprador do terreno no Alentejo onde se localiza a Herdade da Zambujeira, e que tem uma área de 700 hectares, está ligado à Igreja Mórmon. O grupo espanhol Agrihold, das famílias Martinavarro e Ballester, encerrou a atividade agrícola em Portugal através de um negócio com a empresa Farm Land, associada à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

A notícia foi avançada esta terça-feira pelo jornal espanhol El Economista, que dá mais pormenores sobre a identidade do investidor internacional e o valor da transação, que poderá ter superado os 40 milhões de euros.

A operação envolveu a venda de uma entidade legal espanhola, que por sua vez detém a sociedade portuguesa Valenciagro e outros ativos em Portugal, com uma superfície total de 700 hectares de plantação de tangerinas, amêndoas e azeitonas. Os ibéricos da Bolschare Agricultura arrendaram os ativos em Beja e ficaram a cargo da gestão deste extenso espaço de cultivo com tangerineiras, amendoeiras e olivais desde a semana passada.

“A continuidade do projeto a longo prazo é mantida, incluindo a empregabilidade de todos os funcionários atuais, com a venda da empresa a um investidor internacional e do subsequente arrendamento à Bolschare Agriculture, um parceiro local deste investidor na região e o mais importante operador agrícola do sul da Europa”, garantem os assessores imobiliários.

O negócio deu por terminado o projeto agrícola da família Martinavarro em Portugal, que iniciou com outros acionistas em 2000. Os Martinavarro são fundadores da Citri&CO, que faz produção de citrinos, melão, melancia e fruta de caroço na Europa.

Segundo o matutino espanhol, a Igreja Mórmon tem “milhares de milhões” de investimentos através do seu fundo de investimento Ensign Peak, um dos maiores proprietários de terras agrícolas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fundo da igreja mórmon é o novo dono do terreno alentejano vendido pelas famílias Martinavarro e Ballester

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião