Chinesa Midea conclui compra do negócio de climatização da Arbonia
Em Portugal, o grupo Arbonia tem a Cirelius, que vende painéis solares, radiadores ou bombas de calor a partir de Avintes.
O grupo chinês Midea concluiu a aquisição do negócio de climatização da Arbonia, quase um ano após o anúncio da compra. As empresas uniram-se para expandir na Europa, investir mais em inovação e ter uma oferta de produtos complementares.
Em Portugal, o grupo Arbonia tem a Cirelius, um fornecedor de produtos de climatização que vende painéis solares, radiadores ou bombas de calor, a partir de Avintes, em Vila Nova de Gaia. Foi em 2022 que a suíça Arbonia se lançou para o norte à procura desta oportunidade de integração no país, depois de ter comprado as espanholas Tecna e Cicsa.
Juntamente com a italiana Clivet, que foi adquirida pela Midea em 2016, o grupo empresarial — agora batizado de MBT Climate — pretende formar uma nova e reforçada aliança no setor de AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado) na Europa.
A Arbonia Climate — divisão de climatização — fazia parte da cotada em bolsa Arbonia AG, com sede na Suíça. Nos centros de competência espalhados pela Europa, fabrica produtos e sistemas de aquecimento e arrefecimento, armazenamento de energia, ventilação e tratamento de ar. A divisão inclui as marcas de sistemas Kermi, Prolux, Sabiana e Vasco, bem como as insígnias mais específicas Arbonia, Britec, Brugman, Cicsa, PZP, Solius, Superia, Tecna e Termovent.
As mudanças na gestão da MBT Climate, com efeitos imediatos, são as seguintes: Stefano Bellò para o cargo de presidente, Alexander Kaiss fica como vice-presidente sénior e Kobe Peng assume a vice-presidência. “O Midea continuará a investir nas instalações, nos funcionários e nos departamentos de investigação e desenvolvimento da Clivet e da Arbonia Climate. Estamos a planear um futuro a longo prazo e de sucesso em conjunto”, garantem os investidores de Foshan, na província de Guangdong.
A portuguesa Cirelius foi comprada pela Arbonia à Proinvest e Casaplus – Sistemas de Energia, em dezembro de 2022. A transação foi assessorada pela sociedade de advogados Telles, através de uma equipa liderada por Francisco Espregueira Mendes e composta também por Nuno Marques, Maria Miguel Cameira e Flávia Sampaio.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Chinesa Midea conclui compra do negócio de climatização da Arbonia
{{ noCommentsLabel }}