Consumidores portugueses estão mais confiantes, mas clima económico diminui
Indicador de confiança dos consumidores aumentou em janeiro e ligeiramente em fevereiro, enquanto o indicador de clima económico tenha diminuído, quebrando a tendência verificada desde setembro.
Os consumidores portugueses mostraram-se ligeiramente mais confiantes em fevereiro, embora o indicador de clima económico tenha diminuído, quebrando a tendência verificada desde setembro, revelam os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), publicados esta quinta-feira.
O indicador de confiança dos consumidores aumentou em janeiro e ligeiramente em fevereiro. “A evolução observada no último mês foi determinada pelos contributos positivos das opiniões sobre a evolução passada e as perspetivas de evolução futura da situação financeira do agregado familiar”, explica o organismo de estatística.
No balanço das opiniões dos consumidores sobre a evolução passada dos preços verificou-se uma diminuição em fevereiro, invertendo o aumento registado no mês precedente, enquanto o saldo das perspetivas relativas à evolução futura dos preços aumentou, após a diminuição observada em janeiro, atingindo o máximo desde dezembro de 2022.

Já o indicador de clima económico diminuiu em janeiro e fevereiro, quebrando a tendência crescente que se verificava desde setembro do ano passado. Enquanto os indicadores de confiança aumentaram no comércio, na indústria transformadora e na construção e obras públicas, diminuíram “expressivamente” nos serviços, devido ao “contributo negativo de todas as componentes, opiniões sobre a evolução da carteira de encomendas, apreciações sobre a atividade da empresa e perspetivas relativas à evolução da procura”.
O saldo de respostas das expectativas dos empresários sobre a evolução futura dos preços de venda diminuiu em fevereiro nos setores do comércio, dos serviços e da construção, tendo aumentado pelo terceiro mês consecutivo na indústria.

Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Consumidores portugueses estão mais confiantes, mas clima económico diminui
{{ noCommentsLabel }}