Portugal anuncia emissão de dívida a 10 e 13 anos para se financiar até 1.250 milhões de euros
Portugal irá ao mercado na próxima semana para angariar até 1.250 milhões de euros através de dois leilões de dívida a 10 e 13 anos, pelos quais deverá pagar de 3,3% e 3,7%, respetivamente.
A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) anunciou esta sexta-feira que irá realizar na próxima quarta-feira dois leilões de dívida de longo prazo, a 10 e 13 anos, com o intuito de angariar entre 1.000 milhões e 1.250 milhões de euros.
Os leilões terão como objeto a obrigação do Tesouro com maturidade a 15 de junho de 2035 (OT 3,5% 15JUN35), que foi colocada no mercado este ano através de uma operação sindicada, e a linha obrigacionista com maturidade a 18 de junho de 2038 (OT 3,5% 18JUN38).
A última vez que o IGCP realizou um leilão a 10 anos foi a 13 de novembro, com o Estado a financiar-se em 577 milhões de euros por 2,851%, com a operação a registar uma procura 2 vezes acima da oferta.
Esta será também a primeira operação realizada pelo IGCP sob a liderança de Pedro Cabeços, que assumiu os comandos do instituto público no início deste ano.
No último ano o Tesouro não realizou qualquer empréstimo obrigacionista a 13 anos, ficando difícil uma base de comparação. Contudo, por aproximação, o IGCP realizou a 8 de maio um leilão a 14 anos através da mesma linha que irá recorrer na próxima quarta-feira (OT 3,5% 18JUN38), tendo na altura pago 3,297% pela colocação de 608 milhões de euros. Na altura, este leilão contou com uma procura 1,6 vezes acima da oferta.
Atualmente, a linha a 10 anos (OT 3,5% 15JUN35) negoceia com uma yield de 3,32% e a linha a 13 anos (OT 3,5% 18JUN38) apresenta uma taxa média ponderada de 3,57.
Esta será também a primeira operação realizada pelo IGCP sob a liderança de Pedro Cabeços, que assumiu a liderança do instituto pública no início deste ano.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal anuncia emissão de dívida a 10 e 13 anos para se financiar até 1.250 milhões de euros
{{ noCommentsLabel }}