Rádio Comercial volta a ultrapassar a fasquia dos 20% e aumenta distância da RFM para 3,4 pontos
A Bauer Media continua na liderança dentro dos grupos de rádio com uma audiência acumulada de véspera (AAV) de 30,9%. Segue-se o Grupo Renascença Multimédia, que mantém uma AAV de 24,6%.
A Rádio Comercial voltou a ultrapassar a fasquia dos 20% de audiência acumulada de véspera (AAV) no início deste ano. De acordo com a primeira vaga do Bareme Rádio de 2025, a estação obteve uma AAV de 20,4%, subindo 0,9 pontos percentuais (pp) em relação à última vaga e aumentando a distância face à RFM para 3,4 pontos (1,6 na vaga anterior).
A a estação liderada por Pedro Ribeiro registou ainda um reach semanal de 38,8% (o mesmo que na última vaga) e um share de audiência de 25,2% (mais 0,2 pp que na última vaga).
A RFM, a segunda rádio mais ouvida, fechou assim a primeira vaga do ano com uma AAV de 17%, recuando 0,9 pontos percentuais em relação à vaga anterior, e registou um reach semanal de 36,3% (-0,1 pp que na vaga anterior) e um share de audiência de 20,9% (-0,3 pp).
A terceira posição continua a ser ocupada pela M80, que apresenta uma AAV de 8,4% (-0,1 pp), um reach semanal de 21% (+1,4 pp) e um share de audiência de 10,7% (-2,1 pp).
A Rádio Renascença surge em quarto lugar, com uma AAV de 7,3% (+0,9 pp), enquanto a Antena 1 segura a quinta posição com um AAV de 5,7% (+0,6 pp).
A Cidade FM, tal como na última vaga, surge na sexta posição, com 4,9% (-0,4 pp), seguindo-se a TSF, que regista agora uma AAV de 3,9% (+ 0,2 pp), um reach semanal de 9,9% (+1 pp) e um share de audiência de 3,8% (3,5% na vaga anterior).
Seguem-se a Mega Hits (3%), a Antena 3 (1,9%), a Rádio Observador (1,7%) e a Smooth FM (1,1%) entre as estações que conseguiram uma AAV acima de 1%.
No Bareme Rádio constam ainda a Rádio Nova Era (0,8%), a R. Sudoeste, Radar e Antena 2 (as três empatadas com 0,5%), e a Estação Orbital (0,4%).
Em termos de grupos, a Bauer Media Áudio Portugal continua na liderança com uma AAV de 30,9% (+1 pp que na última vaga), seguido pelo Grupo Renascença Multimédia, que mantém uma AAV de 24,6%. O reach semanal do grupo liderado por Salvador Bourbon Ribeiro manteve um crescimento acima de um ponto percentual, fixando-se nos 55,1% (+1,1 pp), enquanto o do grupo Renascença Multimédia cresceu 0,9 pontos percentuais para os 49,4%. Já o share de audiência do grupo Bauer Media é de 40,6% (-1,7 pp) e o do grupo Renascença Multimédia de 30,7% (30,3% na vaga anterior).
Por sua vez, o grupo RTP regista 7,7% de AAV, 16,8% de reach semanal e 8,5% de share de audiência.
Em comunicado, a Bauer Media Audio destaca que o grupo “inicia 2025 com um crescimento de 5% em reach semanal face ao período homólogo e consolida a sua posição como maior grupo do setor áudio no país” e que a Rádio Comercial “mantém a liderança no mercado de rádio, pelo 12º ano consecutivo”.
Também em comunicado, o Grupo Renascença Multimédia, gerido por José Luís Ramos Pinheiro, salienta que a Renascença obteve “o melhor resultado em audiência nos últimos 11 anos” e que “mais de 58% dos portugueses ouve regularmente as rádios do Grupo Renascença”.
As mais de seis mil entrevistas que integram esta primeira vaga do ano do Bareme Rádio, o estudo regular de audiências elaborado pela Marktest, foram recolhidas entre 1 de novembro 2024 e 23 de fevereiro de 2025.
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