Como a IA veio democratizar e acelerar o ‘Business Intelligence’. Ouça o À Prova de Futuro
José Oliveira, CEO da BI4ALL, José Rui Gomes, presidente da Associação Portuguesa de Business Intelligence, e João Martins, Head of AI da Noesis, são os convidados do 15.º episódio.
O termo não é novo. Em 1865, Richard Millar Devens apresentou a expressão “Business Intelligence” para descrever a forma como Sir Henry Furnese, um banqueiro, lucrava com a informação recolhendo-a e atuando antes dos concorrentes.
A partir dos anos 50 do século XX, com o acelerar do uso da computação, a análise de dados começou a ser cada vez mais importante nas decisões empresariais.
Mas agora, com ferramentas revolucionárias trazidas pela inteligência artificial, abriu-se uma nova era, dando maior poder de análise e uma democratização do Business Intelligence.
powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.
Neste episódio falámos primeiro com José Oliveira, CEO da BI4All, uma empresa com mais de 300 trabalhadores nesta área e com José Rui Gomes, presidente da Associação Portuguesa de Business Intelligence.
Na rubrica Gestores sem medo recebemos João Martins, Head of AI da Noesis, uma gigante com 1200 colaboradores e que opera em sete países.

Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Como a IA veio democratizar e acelerar o ‘Business Intelligence’. Ouça o À Prova de Futuro
{{ noCommentsLabel }}