Presidente da Aicep promove missão de investimento à China
Ricardo Arroja integra a comitiva do ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, que se desloca à China entre os dias 23 e 29. O objetivo é fomentar parcerias comerciais entre os dois países.
O presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (Aicep), Ricardo Arroja, promove uma missão para atrair investimento da China, no âmbito da deslocação da comitiva do ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, àquele país asiático, entre 23 e 29 de março.
“A missão estratégica à China tem como objetivo impulsionar investimentos e fomentar parcerias comerciais entre os dois países”, segundo o comunicado da agência. Neste sentido, o presidente da Aicep vai reunir-se com “altos executivos, representantes governamentais e potenciais investidores, promovendo também encontros com órgãos locais de comunicação social, a fim de explorar oportunidades em setores inovadores e estratégicos, como o setor automóvel, a mobilidade elétrica e a energia”.
“O presidente da AICEP participará também no Boao Forum for Asia 2025, uma conferência anual realizada na província chinesa de Hainan, que visa promover e aprofundar o intercâmbio, a coordenação e a cooperação económica entre a Ásia e outras partes do mundo”, de acordo com a mesma nota.
Ricardo Arroja salienta que “esta missão à China é um passo decisivo para fortalecer a presença portuguesa num dos maiores mercados globais” e realça que “Portugal continua a ser um parceiro de confiança e de referência no panorama do investimento chinês no mundo”.
A última década tem sido marcada pelo crescimento dos investimentos chineses em Portugal, tendo o stock de Investimento Direto Estrangeiro (IDE) da China em Portugal atingido um valor acumulado superior a 12 mil milhões de euros no final de 2024.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Presidente da Aicep promove missão de investimento à China
{{ noCommentsLabel }}