Espanhola Faes Farma vai comprar portuguesa Edol por 75 milhões
Laboratório português, especializado em oftalmologia, faturou mais de 30 milhões no ano passado. Aquisição deverá estar concluída até junho e vai permitir à espanhola duplicar as vendas em Portugal.
A espanhola Faes Farma vai comprar a Edol, uma farmacêutica portuguesa especializada em produtos de oftalmologia, num negócio avaliado em 75 milhões de euros, que deverá ser concluído até junho e que vai permitir à empresa espanhola duplicar as vendas e o EBITDA em Portugal.
“A Faes Farma, S.A., informa que celebrou hoje um contrato de compra e venda, sujeito a condições suspensivas, para a aquisição de 100% das ações dos Laboratórios Edol Produtos Farmacêuticos, S.A. (“Laboratórios Edol”), laboratório farmacêutico sediado em Portugal, e das seguintes empresas associadas aos Laboratórios Edol: Setriworld – Promoção e Investimento, S.A.; VAPP Produção e Comercialização de Produtos Veterinários, Lda.; e Farmacêutica Austral, Lda”, adianta a empresa em comunicado ao regulador do mercado espanhol.
O mesmo comunicado adianta que a aquisição, avaliada em 75 milhões de euros, um valor ao qual será deduzida a dívida financeira líquida, marca uma nova aposta estratégica da Faes Farma para o crescimento e a internacionalização da empresa, “reforçando o posicionamento no mercado português, onde o Grupo Faes Farma está presente há mais de 80 anos“.
A empresa espanhola adianta ainda que a aquisição vai permitir duplicar as vendas e o EBITDA em Portugal, antecipando ainda a realização de sinergias com a concentração das duas empresas.
A Edol fechou o último ano com uma faturação acima de 30 milhões de euros e conta com um portefólio de produtos “que permitirão à Faes Farma reforçar a sua expansão e posicionamento em outros mercados que não Portugal, aproveitando as redes comerciais existentes da Faes Farma, tanto em Espanha como nos mercados internacionais”, explica.
Fundada em 1952, a Edol é uma empresa farmacêutica 100% portuguesa especializada no desenvolvimento, fabrico e comercialização de medicamentos, dispositivos médicos, produtos cosméticos e de higiene corporal e suplementos alimentares nas áreas de oftalmologia, dermatologia, otorrinolaringologia e dermocosmética. Ainda assim, é na área da oftalmologia que o laboratório português se distingue e onde a Faes Farma espera tirar as maiores vantagens deste negócio.
“A oftalmologia, área na qual a Faes Farma já tem experiência no desenvolvimento e lançamento da bilastina oftálmica, representa uma oportunidade estratégica fundamental, com crescimento esperado de dois dígitos“, explica a empresa espanhola.
A conclusão da transação está sujeita ao cumprimento de diversas condições precedentes, que, indica o mesmo comunicado, deverão ser cumpridas antes do final de junho de 2025.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Espanhola Faes Farma vai comprar portuguesa Edol por 75 milhões
{{ noCommentsLabel }}