Altri aumenta preço da pasta de papel em abril
Decisão surge depois da Suzano anunciar que vai aumentar o preço da pasta de papel para as encomendas de abril em 60 e 20 dólares por tonelada na Europa e Ásia, respetivamente. Altri acompanha subida.
A Altri, produtora de pasta de papel portuguesa, anunciou que vai aumentar o preço da pasta de papel para as encomendas de abril em 60 dólares por tonelada na Europa e em 20 dólares por tonelada na Ásia, avançou o Negócios e confirmou o ECO.
A decisão da portuguesa surge depois da Suzano, a maior produtora mundial de pasta branqueada de eucalipto, ter anunciado o mesmo aumento de preços para as encomendas de abril, tanto na Europa como na Ásia. Com este reajuste, o preço de referência para a pasta de papel na Europa passará para 1.280 por tonelada, avança a Reuters.
O grupo Altri, que detém as empresas Biotek, Caima e Celbi, mais que duplicou os lucros para os 107,2 milhões de euros em 2024. O resultado líquido da papeleira aumentou 150,6% em relação aos 42,8 milhões de euros registados em 2023.
As receitas totais da empresa de pasta e papel cresceram 8,5%, em termos homólogos, para 855,3 milhões de euros, devido à “evolução positiva” dos preços da pasta hardwood (produzida através de eucalipto) causada por “uma procura global mais favorável no conjunto do ano”, informa o relatório financeiro publicado esta quinta-feira pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
“O ano de 2024 ficou marcado por alguma volatilidade nos mercados internacionais, com ciclos cada vez mais rápidos, aos quais a Altri se procura ajustar, salvaguardando a sua rentabilidade, quer através de uma gestão ativa de produção e de stocks, quer através da implementação de planos de geração de eficiência operativa em todas as nossas unidades industriais”, comentou o CEO da Altri, José Soares de Pina.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Altri aumenta preço da pasta de papel em abril
{{ noCommentsLabel }}