Concelhia do PSD convida militantes a “ir cumprimentar o nosso Presidente” no Porto. Montenegro nega conhecimento

"Apenas aproveitamos a vinda do Luís Montenegro ao Porto para o ir cumprimentar à chegada", diz presidente da concelhia. Montenegro nega ter conhecimento do convite.

O primeiro ano de Governo está a ser assinalado com um Conselho de Ministros descentralizado, no Mercado do Bolhão, no Porto. No dia em que se sabe que o ainda ministro dos Assuntos Parlamentares é oficialmente candidato à Câmara Municipal do Porto, fica também a saber-se que a concelhia liderada por Alberto Machado convidou os militantes para “ir cumprimentar o nosso Presidente”. Ou seja, para uma iniciativa do Governo e não do partido.

O convite foi endereçado na terça-feira, por SMS. “Caro(a) militante, informa-se que amanhã, dia 2 de abril, o Primeiro-Ministro Luís Montenegro estará na cidade do Porto, numa reunião do Conselho de Ministros que assinalará um ano de governação. O Primeiro-Ministro chegará ao Mercado do Bolhão pelas 10h20 e sairá pelas 12h30. Todos estão convidados a ir cumprimentar o nosso Presidente”, lê-se na mensagem a que o ECO teve acesso.

Na segunda mensagem, remetida pelo PSD Porto, novo convite. “Um Ano de Governo: Amanhã, 2 abril, 10h20: Luís Montenegro no Mercado do Bolhão numa reunião do Conselho de Ministros que termina as 12h30. Contamos consigo!“.

Utilização de uma iniciativa do Governo para campanha? Contactado pelo ECO, o gabinete do primeiro-ministro ainda não respondeu.

Também contactado pelo ECO, Alberto Machado nega que se trate de aproveitamento para a pré-campanha. “De forma nenhuma. Nem estivemos na iniciativa do Governo”, responde o também deputado. “Apenas aproveitamos a vinda do Luís Montenegro ao Porto para o ir cumprimentar à chegada”, diz.

Entretanto, o próprio Luís Montenegro já foi questionado, na conferência de imprensa dada em pleno Mercado do Bolhão, sobre o tema, do qual diz não ter tido conhecimento. “Não sei ao que se está a referir, em todo o caso acho que há dirigentes partidários que podem elucidar sobre o que é o trabalho partidário desenvolvido aos níveis local, regional e nacional. Nessa componente não tive nenhuma diligência. Admito que possa haver trabalho político das estruturas partidárias, é normal“, acabou por responder o primeiro-ministro e também líder do PSD, quando questionado sobre em que qualidade estava no Bolhão.

“Ainda não chegámos à Hungria do Sr. Orbán”, reage o PS Porto

Entretanto, a Federação Distrital do Porto do Partido Socialista do reagiu e acusa o Governo de confundir “Estado com partido” e usar “dinheiro público para campanha eleitoral”.

Violando a ética, a isenção e o respeito democrático, o Governo PSD/CDS, atualmente em gestão, está a usar recursos públicos para sucessivas sessões de campanha eleitoral um pouco por todo o país”, escreve em comunicado Nuno Araújo, presidente da distrital.

“Hoje, um ato propagandístico chocante, pago por todos os portugueses, o Governo decidiu passear-se no Mercado do Bolhão, no Porto, apresentando um “balanço” que mais não é do que uma ação de campanha eleitoral para a qual o PSD enviou uma mensagem a apelar à presença dos seus militantes para “cumprimentar o seu Presidente” em horários específicos”, prossegue o PS, referindo também que “um Ministro do Governo decidiu aproveitar o cargo, o momento e os recursos, lançando-se como candidato à Câmara onde decorre o evento de campanha”.

“O PSD não tem limites na utilização do aparelho do Estado para favorecer os seus interesses, lembrando as “democracias musculadas” com quem partilhou afinidades na Europa”, escreve Nuno Araújo, que termina lembrando “ao Dr. Luís Montenegro que ainda não chegámos à Hungria do Sr. Orbán“.

 

(Notícia atualizada com reação do PS às 15h)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Concelhia do PSD convida militantes a “ir cumprimentar o nosso Presidente” no Porto. Montenegro nega conhecimento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião