“O Governo está a fazer campanha para o PSD. Tem de ser responsabilizado”, acusa PS
Socialistas esperam que CNE "faça o seu papel", porque as ações "estão longe" do que o Tribunal Constitucional considera ser o estritamente necessário para o desenvolvimento dos assuntos do Estado.
O Partido Socialista (PS) acusou esta quarta-feira o Governo de confundir o que pertence à esfera do Estado do que pertence ao partido liderado por Luís Montenegro e pretende responsabilização através da Comissão Nacional de Eleições (CNE).
“O Governo está em gestão e, nas últimas semanas, os membros do Governo têm-se multiplicado em ações de campanha, ações públicas que estão longe daquilo que o Tribunal Constitucional considera ser a ação política estritamente necessária para o desenvolvimento dos assuntos do Estado”, afirmou o porta-voz da candidatura socialista às eleições legislativas.
Marcos Perestrello considera que se está a “assistir ao vivo e em direto à instrumentalização do Estado ao serviço dos interesses partidários”.
“Em vez de termos o PSD a fazer campanha para o Governo, temos o Governo a fazer campanha para o PSD. É eticamente inaceitável, politicamente inadmissível e democraticamente intolerável”, criticou. Questionado sobre se o PS vai avançar com alguma queixa formal, o deputado socialista disse apenas que O Executivo “tem de ser responsabilizado” pela “promiscuidade” entre o que é público, partidário e privado.
“Espero que a CNE faça o seu papel. Nós fazemos o nosso, que é o de denunciar esta ação de promiscuidade entre o que é partidário do PSD, o que é do Governo e o que são as atividades privadas do primeiro-ministro”, referiu aos jornalistas a partir da sede nacional do partido, no Largo do Rato. “É uma ação do Governo à qual o Governo tem de pôr fim”, concluiu.
As declarações de Marcos Perestrello surgem após vir a público que, no dia em que Pedro Duarte anuncia que será o candidato do PSD à Câmara do Porto, a concelhia liderada por Alberto Machado convidou os militantes para “ir cumprimentar o presidente” ao Mercado do Bolhão, onde se encontrava Luís Montenegro, que mais tarde assegurou que desconhecia a mensagem enviada pelas estruturas locais do PSD.
“Eu andei sempre na rua a falar com as pessoas. Não vim aqui fazer campanha, nem vim aqui distribuir materiais de campanha”, garantiu, durante a conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“O Governo está a fazer campanha para o PSD. Tem de ser responsabilizado”, acusa PS
{{ noCommentsLabel }}