ElGranDerbi de Sevilla reduz em 65% a sua taxa de ódio nas redes

  • Servimedia
  • 3 Abril 2025

Mais de 429 000 conversas, nas quais o orgulho foi detectado como emoção predominante, resultaram num MOOD de 4,9.

OGranDerbi entre o Real Betis e o Sevilha FC destacou-se na última jornada da LALIGA EA SPORTS pelo seu baixo índice de ódio, situando-se num MOOD de 4,9, o valor mais baixo dos últimos quatro dérbis (6,4 – 7,5 – 5,9 – 4,9). No total, registaram-se 72 000 conversas relacionadas com o jogo (17% de toda a jornada), com um sentimento marcadamente positivo.

Embora tenha havido mais de 25.000 conversas a criticar a arbitragem do jogo Real Madrid C.F-C.D Leganés, o principal protagonista foi a vitória dos verdes e brancos, impulsionada por 16.000 conversas de alegria e orgulho de adeptos do Betis e de adeptos de outras equipas a felicitar a equipa. Esta componente positiva fez com que o MOOD descesse para um dos níveis mais baixos da época.

Em termos gerais, foram registadas cerca de 429.000 conversas nas redes sociais, geradas por 142.000 utilizadores, sendo a emoção de orgulho a predominante entre os adeptos do Betis.

MOOD

MOOD é uma solução desenvolvida pela LALIGA para rastrear, localizar e quantificar o discurso de ódio em diferentes redes e plataformas digitais. Graças à sua implementação, as autoridades e os organismos responsáveis podem detetar a tempo possíveis episódios de racismo, xenofobia ou qualquer outra forma de discriminação, ajudando a prevenir estes comportamentos e a promover um ambiente mais seguro e respeitoso, tanto nos estádios como online.

Acordo com o Ministério da Inclusão para um desporto sem ódio

O dia 24 de outubro foi marcado pela assinatura de um acordo de colaboração entre o Ministério da Inclusão e a LALIGA, destinado a combater o discurso do ódio no meio desportivo. Uma das principais iniciativas deste acordo é a transferência da ferramenta MOOD (Monitor para a Observação do Ódio no Desporto) para o Observatório Espanhol do Racismo e da Xenofobia (OBERAXE), com o objetivo de reforçar a deteção e a prevenção de expressões discriminatórias nas redes sociais.

Além disso, o pacto inclui a participação da FUNDAÇÃO LALIGA no projeto Futura Afición, destinado a sensibilizar os jovens para a necessidade de erradicar a violência no futebol e a promover a inclusão e o respeito como valores fundamentais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ElGranDerbi de Sevilla reduz em 65% a sua taxa de ódio nas redes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião