Será que Trump manipulou os mercados na guerra das tarifas? Democratas pedem investigação

Mensagem de Trump a apelar à compra de ações pouco antes de anunciar a suspensão das tarifas está a suscitar suspeitas no Congresso. Senadora democrata pede investigação.

Horas depois de terem entrado em vigor as novas “tarifas recíprocas” dos EUA, Donald Trump anunciou a suspensão da medida por 90 dias para dar espaço a negociações. Em reação, Wall Street viveu uma das melhores sessões deste milénio, com o Nasdaq a somar mais de 12%, a sua maior subida desde 2001.

O anúncio apanhou a generalidade dos investidores de surpresa, o que explica a forte reação dos mercados. Mas terá sido uma surpresa para todos?

Dias antes, um rumor semelhante fez as bolsas dispararem por breves instantes, mas foi rapidamente desmentido pela Casa Branca. Publicamente, vários membros da Administração Trump vieram garantir, depois, que o Presidente não iria recuar nas tarifas. Que a nova política protecionista dos EUA veio para ficar.

Agora, em retrospetiva, estão a surgir acusações de que o Presidente dos EUA poderá ter manipulado os mercados em benefício próprio ou dos seus apoiantes, recorrendo à sua rede social.

“THIS IS A GREAT TIME TO BUY!!! DJT” é a mensagem no centro das suspeitas. Foi publicada na quarta-feira à tarde na Truth Social e, traduzindo para português, significa “é um excelente momento para comprar”:

Esta mensagem foi publicada numa altura em que Wall Street estava a sofrer mais um dia de perdas pesadas. No mercado da dívida, os juros das obrigações norte-americanas a 30 anos chegaram, inclusivamente, a superar os 5%, um desempenho particularmente preocupante, dado que a dívida dos EUA é vista como o ativo financeiro mais seguro do mundo (no mercado secundário, os juros das obrigações movem-se no sentido inverso ao dos preços).

Neste contexto, a mensagem de Trump foi interpretada como um apelo à compra de ações. Mas não uma ação qualquer. A sigla DJT identifica e corresponde ao ticker do Trump Media & Technology Group, uma empresa cotada no Nasdaq de que o próprio Donald Trump é o maior acionista. Minutos depois da mensagem do Presidente, as ações desta empresa estavam a disparar mais de 6%, em forte contraste com o resto do mercado.

Algumas horas depois, surgiu outro post de Trump a anunciar a suspensão das tarifas aduaneiras por 90 dias, bem como o agravamento das taxas sobre as importações de bens da China, causando um autêntico alvoroço nos mercados. É esta cronologia que pode vir agora a ser alvo de escrutínio no Congresso dos EUA.

Para a senadora democrata Elizabeth Warren, o apelo à compra foi “uma mensagem” de Trump para os seus “amigos multimilionários”. Uma espécie de aviso do que estava aí para vir. “Terá sido manipulação do mercado? Terá sido corrupção à vista de todos?”, questionou a democrata.

“Precisamos de uma investigação independente sobre manipulação de mercado, porque os americanos têm de saber se o Presidente Trump ou alguém da sua Administração manipulou o mercado em benefício dos seus apoiantes”, rematou a senadora, numa declaração partilhada pela própria na rede social X.

 

Na câmara baixa do Congresso surgiram outros apelos vindos da oposição. Também numa publicação no X, a congressista democrata Alexandria Ocasio-Cortez disse ser “tempo de banir o insider trading no Congresso”, uma alusão ao crime de negociação nos mercados financeiros com informação privilegiada.

“Qualquer membro do Congresso que tenha comprado ações nas últimas 24 horas deve provavelmente tornar isso público agora. Tenho ouvido algumas conversas interessantes no terreno. O prazo para a divulgação é 15 de maio. Estamos prestes a descobrir algumas coisas”, escreveu a congressista.

A acompanhar a publicação da congressista estava um tweet de Spencer Hakimian, fundador de uma empresa de gestão de ativos, notando que a escalada do Nasdaq nesse dia começou “minutos antes” do anúncio da suspensão de 90 dias. “Não tem bom aspeto de todo”, apontou o investidor.

Já passava da meia-noite em Washington quando surgiu a última mensagem do Presidente na Truth Social: “Que dia, mas mais dias excelentes a caminho!!!”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Será que Trump manipulou os mercados na guerra das tarifas? Democratas pedem investigação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião