Hoje nas notícias: Donativos ao PSD, venda da EDP e eleições

  • ECO
  • 11 Abril 2025

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A família Barros Rodrigues, uma das principais clientes da Spinumviva, doou 30 mil euros ao PSD desde 2018. A CriteriaCaixa, maior acionista da energética espanhola Naturgy, contactou a China Three Gorges para avaliar a abertura para uma operação de aquisição da EDP. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta sexta-feira.

Maior cliente de Montenegro no top de financiadores do PSD

A família Barros Rodrigues, que detém uma gasolineira em Braga responsável pelo pico de faturação da Spinumviva em 2022 e por cerca de metade da faturação enquanto Luís Montenegro liderava a empresa, doou 30.500 euros ao PSD desde 2018, sendo que a maior parte deste dinheiro foi doada a partir de 2021. Vários familiares de Jorge Barros Rodrigues, o dono da gasolineira, fizeram donativos ao partido ao longo dos últimos anos, desde o filho João Rodrigues à nora (que chegou a trabalhar na Spinumviva) aos dois irmãos de João Rodrigues e uma cunhada.

Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago)

EDP alvo de cobiça pelos espanhóis da Naturgy

A CriteriaCaixa — maior acionista da energética espanhola Naturgy, com uma participação de 26,7% — voltou a explorar a possibilidade de uma fusão com a EDP, no atual contexto de desvalorização bolsista e de insatisfação com a gestão de Miguel Stilwell d’Andrade. O grupo espanhol contactou acionistas da elétrica portuguesa, nomeadamente a China Three Gorges (CTG), que detém 21,8% do capital da EDP e é a sua maior acionista. Fontes com conhecimento do processo dizem que o Governo português também terá sido abordado informalmente, mas terá dito que a aquisição da EDP é um tema dos acionistas.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)

Sondagem: PS cresce, mas não descola e mantém-se empate técnico

O mais recente barómetro da Intercampus revela um crescimento de 1,3 pontos percentuais das intenções de voto no PS, para os 24,4%, o que deixa os socialistas virtualmente em primeiro lugar, à frente da coligação Aliança Democrática (23%, menos 3,5 pontos percentuais). Seguem-se o Chega (14,5%) e a Iniciativa Liberal (5,7%), enquanto a CDU subiu do oitavo para o quinto lugar, recolhendo 5% das intenções de voto. O Livre (4,3%) fica à frente do PAN (2,9%) e do BE (2,5%). A percentagem de indecisos, por sua vez, aumentou de 13,9% para 15,4% face a março.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

AD quer proibir telemóveis nas escolas até ao 6.º ano

O programa eleitoral da coligação Aliança Democrática (AD) às eleições legislativas antecipadas de 18 de maio, que vai ser apresentado esta sexta-feira, prevê a proibição da utilização de telemóveis e smartphones até ao 6.º ano de escolaridade. O objetivo é implementar a medida já no próximo ano letivo (2025-26), que arranca no mês de setembro. No início do atual ano letivo, o Ministério da Educação apresentou um plano que incluía apenas um conjunto de recomendações relativas à utilização de telemóveis nas escolas, sendo que até ao 6.º ano era recomendada “a proibição do uso e/ou a entrada de smartphones nos espaços escolares”.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago)

Governo e ANA rejeitam ampliação do aeroporto Sá Carneiro

O Governo quer reforçar a capacidade do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, ao nível do transporte de passageiros e de mercadorias, além da operação da TAP. Nesse sentido, a ANA – Aeroportos está a preparar um plano de investimentos para ser concretizado nos próximos anos, mas que exclui, porém, o alargamento para duas pistas, conforme tem vindo a ser reclamado pelo setor do turismo. O plano será apresentado até ao final do corrente semestre.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Donativos ao PSD, venda da EDP e eleições

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião