Portugal realiza leilão de dívida a um ano na próxima quarta-feira

  • Lusa
  • 11 Abril 2025

O montante indicativo da emissão de Bilhetes do Tesouro situa-se entre 1.000 milhões e 1.250 milhões de euros.

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) vai realizar, na próxima quarta-feira, um leilão de Bilhetes do Tesouro (BT), com maturidade em março de 2026 e um montante até 1.250 milhões de euros.

Num comunicado, divulgado esta sexta-feira, o IGCP indica que “vai realizar no próximo dia 16 de abril pelas 10:30 um leilão da linha de BT com maturidade em 20 de março de 2026”. O montante indicativo situa-se entre 1.000 milhões e 1.250 milhões de euros, segundo a agência que gere a dívida pública.

No mais recente leilão deste tipo, em março, o IGCP colocou 1.223 milhões de euros em Bilhetes do Tesouro a 12 meses à taxa média de 2,227%, inferior à verificada em janeiro.

Segundo a página do IGCP na agência Bloomberg, em BT com vencimento em 20 de março de 2026 (um ano) foram colocados 1.223 milhões de euros, abaixo do montante máximo indicativo, à taxa média de 2,227% e a procura atingiu 3.030 milhões de euros, 2,48 vezes o montante colocado.

Em março, a agência adiantou que as necessidades de financiamento líquidas do Estado em 2025 mantêm-se em cerca de 18.000 milhões de euros, segundo a atualização do Programa de Financiamento da República Portuguesa para o segundo trimestre.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal realiza leilão de dívida a um ano na próxima quarta-feira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião