Seguros de risco transacional e M&A cresceram 8% em 2024

  • ECO Seguros
  • 13 Abril 2025

A Marsh reporta crescimento robusto da procura por seguros de risco transacional, com aumento da atividade em tecnologia, saúde e energias renováveis. A América Latina e África ganham relevância.

A Marsh, empresa de corretagem de seguros e gestão de risco, revelou que o mercado de seguros de risco transacional aumentou 8% no volume global de transações, alcançando os 3,4 mil milhões de dólares a nível global, refletindo o reforço do papel destas soluções na mitigação de riscos associados a transação complexas.

O seguro de risco transacional é uma modalidade de proteção que cobre riscos associados a transações financeiras ou comerciais, especialmente em contextos de fusões e aquisições (M&A).

Pedro Pereira, Líder de Private Equity, M&A e Linhas Financeiras da Marsh Portugal: O ano passado foi um marco para o seguro de risco transacional, com uma recuperação significativa da atividade global de fusões e aquisições e um reconhecimento crescente do valor das soluções de seguro na gestão de riscos transacionais.

O relatório “Transactional Risk Insurance 2024: Year in Review” (em português, “Seguro de riscos transaccionais 2024: Ano em análise”) indica que no último ano a Marsh colocou limites de seguro de risco transacional no valor de 67,8 mil milhões de dólares (cerca de 60 mil milhões de euros) em mais de 2.750 apólices — um crescimento de 38% face a 2023.

"O ano passado foi um marco para o seguro de risco transacional, com uma recuperação significativa da atividade global de fusões e aquisições e um reconhecimento crescente do valor das soluções de seguro na gestão de riscos transacionais. Apesar da incerteza geopolítica e dos seus impactos adversos na atividade global de M&A, mantemos uma perspetiva otimista quanto ao crescimento contínuo deste mercado e ao seu papel na facilitação de transações bem-sucedidas em diversos setores”

Pedro Pereira, Líder de Private Equity, M&A e Linhas Financeiras da Marsh Portugal.

O dinamismo do setor foi particularmente visível nas áreas de tecnologia, saúde e energias renováveis, onde os níveis de subscrição se aproximaram de máximos históricos. Em paralelo, os mercados emergentes, nomeadamente América Latina e África, demonstraram um papel cada vez mais relevante, impulsionados pela evolução da capacidade dos seguradores locais para apoiar transações transfronteiriças.

Preços em queda, capacidade em alta

O mercado manteve-se favorável aos compradores no ano passado, com reduções de preços de dois dígitos nas camadas primárias de cobertura, transversalmente às várias geografias.

A capacidade de subscrição também se manteve robusta a nível global, com limites de até mil milhões de dólares disponíveis normalmente para transações individuais na América do Norte e Europa. Ainda assim, o final de 2024 trouxe um maior conservadorismo por parte dos seguradores na concessão de limites, como resposta ao aumento da sinistralidade, sobretudo em programas de maior dimensão.

Os sinistros de seguro de risco transacional aumentaram 20% na América do Norte e 30% na região EMEA (Europa, Médio Oriente e África), mantendo-se estáveis na Ásia e com uma ligeira queda no Pacífico face a 2023.

Portugal acompanha tendência de recuperação

Em Portugal, o comportamento do mercado refletiu a dinâmica global. Segundo Sebastião Lorena, Especialista de Private Equity e M&A da Marsh Portugal, o ínicio do ano registou uma quebra significativa na atividade, seguida de uma retoma gradual e um aumento consistente da procura” embora mais contido do que noutros países europeus e nos EUA”.

“Ainda assim, continuámos a observar uma maior procura por soluções de seguro de risco transacional, visível tanto no aumento do número de apólices colocadas, como na crescente diversidade dos setores de atividade das entidades alvo das transações — uma tendência em crescimento contínuo nos últimos cinco anos”, afirma Sebastião Lorena, Especialista de Private Equity e M&A da Marsh Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Seguros de risco transacional e M&A cresceram 8% em 2024

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião