BRANDS' TRABALHO “A felicidade e bem-estar resultam de práticas e rotinas diárias, defendidas e trabalhadas pelas lideranças”

  • Conteúdo Patrocinado
  • 16 Abril 2025

Rosário Morgado, Diretora de Recursos Humanos da ERA Imobiliária, destaca a forma como a empresa conseguiu conciliar um recorde de performance em 2024 com uma cultura de felicidade.

No ranking das melhores empresas para trabalhar anunciado no final de março, em Lisboa, pela Great Place To Work®, há uma que se tem mantido firme, nos últimos seis anos, entre as eleitas na categoria de mais de 500 colaboradores: a ERA Imobiliária. A empresa é marca líder no seu setor, aponta a credibilidade e a eficiência como elementos diferenciadores, mas, por estes dias, é a sua cultura interna que sobressai.

Com quase 2400 colaboradores, a empresa voltou a ser distinguida como Best Workplace, um reconhecimento que apenas é dado às que demonstraram colocar as pessoas em primeiro lugar e desenvolver um esforço contínuo para que ali se sintam bem.

No rescaldo do evento, realizado no Convento do Beato a 26 de março, Rosário Morgado, Diretora de Recursos Humanos da ERA Imobiliária, partilhou como se conjuga elevada produtividade e equipas de alto desempenho com políticas de felicidade no trabalho.

"Os fundadores da marca ERA em Portugal orientaram as boas práticas de liderança segundo o mote “o nosso negócio tem algo a ver com casas e tudo a ver com Pessoas.”

Rosário Morgado, Diretora de Recursos Humanos da ERA Imobiliária
A ERA é uma Best Workplace desde 2020. Em que medida tem sido importante compreender o que os colaboradores pensam e sentem para a empresa saber responder às expectativas das equipas?

É verdade! É um orgulho enorme sermos considerados Best Workplace em 6 anos consecutivos! Na rede ERA vive-se realmente uma cultura de bem-estar e de respeito pelas pessoas ao mais alto nível, como tão bem retratam estas certificações. Tudo começou há 27 anos, quando os fundadores da marca ERA em Portugal orientaram as boas práticas de liderança segundo o mote “o nosso negócio tem algo a ver com casas e tudo a ver com Pessoas”. Está na nossa génese a preocupação com as Pessoas, com a sua margem de progressão profissional e pessoal, sempre atentos ao que de melhor podem dar, considerando a sua experiência e singularidade.

Neste sentido, é absolutamente fundamental compreender o que os colaboradores pensam e sentem para podermos responder às expectativas das equipas. Um dos aspetos que tenho destacado em todas as seis edições do Great Place to Work é a elevada percentagem de participação. Mais uma vez, este ano registámos uma taxa de 79% de respostas dos colaboradores, o que demonstra a grande disponibilidade das pessoas para participarem. Penso que esta disponibilidade é cultural na ERA, as pessoas estão habituadas a serem ouvidas, a fazer parte da solução.

Não nos podemos esquecer que o universo de colaboradores que em determinado momento foi ouvido se vai alterando. O turnover que naturalmente se vive nas organizações, e muito em especial neste setor, exige um processo de avaliação contínuo, permitindo-nos uma visão longitudinal da cultura organizacional. E aqui a ERA está novamente de parabéns! A consistência de resultados no GPTW ao longo de 6 anos é inacreditável. Nestes 6 anos, apesar das saídas e entradas de pessoas, o Trust Index anda sempre a rondar os 85. Quando confrontados com a frase “Tendo em conta todos os fatores, diria que esta empresa é um excelente lugar para trabalhar” a rede ERA alcança o elevado resultado de 87% de respostas 4 e 5 (numa pontuação de 1 a 5).

Igualmente, as cinco grandes dimensões avaliadas – Credibilidade, Respeito, Imparcialidade, Orgulho e Camaradagem – registam resultados em linha com os dos anos anteriores, com destaque para a área da Credibilidade. O corolário é simples, a cultura da ERA está alicerçada em fortes princípios e valores fortes, absorvidos e compreendidos por todos, desde o acolhimento à integração.

Das características apontadas pelas empresas participantes na iniciativa da Great Place to Work, quais as que se aplicam mais ao caso da ERA?

A máxima deve ser sempre “Avaliamos para intervir”, caso contrário, os processos de avaliação são inúteis e desvantajosos. A análise cuidada e contextualizada do feedback permite-nos hoje ter 50% dos colaboradores a eleger equilíbrio entre a vida pessoal e profissional como primeiro fator para trabalhar na ERA. Crescemos muito nesta dimensão porque ouvimos, analisamos e agimos, com adaptação de práticas e rotinas mais consentâneas com as necessidades e expectativas das equipas.

"Os métodos e sistema de trabalho da ERA, aliados a uma forte aposta na formação contínua dos colaboradores, são fatores diferenciadores na operação.”

Rosário Morgado, Diretora de Recursos Humanos da ERA Imobiliária
Referiu que em 2024 obtiveram excelentes resultados. Associam esta performance aos níveis de felicidade das equipas ou existem outros fatores a destacar?

Não podemos ter uma visão reducionista e simplista do sucesso que, obviamente, depende de vários fatores. Quando se fala em felicidade e bem-estar das equipas é importante realçar que são resultado de um conjunto de práticas e rotinas diárias, defendidas e trabalhadas pelas lideranças da ERA, orientadas pela visão da empresa. Não se constrói uma equipa dizendo “a partir de hoje, vamos ser felizes”. Embora seja um excelente princípio, importa saber como vamos construir e zelar por esse bem-estar garantindo elevada produtividade e equipas de alto desempenho. Há que não confundir cultura de bem-estar com cultura de laxismo, descompromisso, baixa produtividade ou preguiça remunerada.

Os excelentes resultados que a ERA tem alcançado refletem uma orientação estratégica inteligente, corajosa, com ética e vontade inabaláveis, capaz de mobilizar as lideranças e as equipas a superarem-se todos os dias. Os métodos e sistema de trabalho da ERA, aliados a uma forte aposta na formação contínua dos colaboradores, são fatores diferenciadores na operação.

Desta forma, todos estes componentes confluem para o sentimento de valorização e respeito pelos colaboradores, e para a motivação e sentimento de pertença à marca, o que garante elevado nível de produtividade e retorno financeiro.

Tem sentido que a participação e reconhecimento em rankings como o “Melhores Lugares Para Trabalhar” ajuda a empresa a se posicionar melhor na competição por talento, pelo simples facto de valorizar a cultura organizacional que coloca os colaboradores em primeiro lugar?

Sem dúvida que sim! Uma empresa reconhecida como Best Workplace cresce a nível da reputação positiva no mercado, o que pode atrair mais clientes e parceiros de negócios. Acredito que tenha impacto ao nível da atração e retenção de talento. Mas, mais uma vez, não podemos assumir uma relação simplista de causa-efeito. Se não trabalharmos todos os dias para merecer esta distinção, o selo perde rapidamente significado.

"Tendencialmente, as empresas focadas na dimensão humana e crescimento dos seus colaboradores têm demonstrado maior crescimento.”

Rosário Morgado, Diretora de Recursos Humanos da ERA Imobiliária
Da sua experiência na área dos RH, sente que em Portugal há mais empresas a investirem no bem-estar e crescimento dos seus colaboradores por saberem que outras que já o fazem tendem a ter melhores resultados?

Vivemos num mundo digital, com a informação a circular à velocidade de um clique! Felizmente, as boas notícias também se propagam rapidamente! Tendencialmente, as empresas focadas na dimensão humana e crescimento dos seus colaboradores têm demonstrado maior crescimento, com resultados mais consistentes e significativos, face às empresas com gestão focada nos resultados operacionais. É incontornável o efeito de contágio das boas práticas de empresas de sucesso, a um ritmo exponencial.

Verifica-se uma alteração significativa ao nível da conceção do que é prioritário no mundo organizacional, uma consciência crescente de que o bem-estar dos colaboradores promove naturalmente o seu envolvimento e o aumento de resultados operacionais.

Têm previstas novas atividades ou projetos que incidam em fazer da ERA Imobiliária um lugar ainda melhor para trabalhar?

Queremos continuar a merecer o reconhecimento e a confiança de todos os que fazem parte desta grande equipa ERA, oferecendo um espaço de crescimento cada vez mais capaz de responder às diferenças de necessidades, vontades, expectativas e sonhos da imensa diversidade de pessoas que connosco trabalham e partilham o seu projeto de vida.

Vamos continuar a investir na ACADEMIA ERA, com planos de formação inicial e contínua, cada vez mais diversificados, com ênfase nas competências das lideranças. Vamos investir ainda mais em dinâmicas de voluntariado, dando continuidade ao sucesso da nossa parceria com a Just a Change, para além de ações pontuais, a nível regional e local.

Temos vários motivos para estarmos orgulhosos e felizes com tantos sucessos acumulados, mas nunca resignados! Somos inquietos e ambiciosos por natureza! Na ERA, contamos com TODOS.

Conheça aqui o perfil da ERA Imobiliária.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“A felicidade e bem-estar resultam de práticas e rotinas diárias, defendidas e trabalhadas pelas lideranças”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião