Indústria norte-americana dos chips estima perdas anuais de mais de mil milhões de dólares com tarifas de Trump
As três maiores fabricantes de equipamentos de chips dos Estados Unidos podem sofrer, cada uma, uma perda de aproximadamente 350 milhões de dólares ao longo de um ano devido às taxas de Trump.
As novas tarifas alfandegárias anunciadas pelo Presidente norte-americano, Donald Trump, podem custar aos fabricantes de equipamentos de semicondutores dos EUA mais de mil milhões de dólares por ano, avança a Reuters. Os cálculos, realizados pelo setor, foram discutidos com funcionários e membros do Congresso em Washington a semana passada.
A Applied Materials, a Lam Research e a KLA, as três maiores fabricantes de equipamentos de chips dos Estados Unidos, podem sofrer, cada uma, uma perda de aproximadamente 350 milhões de dólares ao longo de um ano devido às taxas — um valor que pode alterar-se mediante mudanças ao regime tarifário. Os concorrentes mais pequenos, como a Onto Innovation, podem também ter de suportar dezenas de milhões de dólares em despesas adicionais.
Os custos estimados, discutidos num encontro a semana passada em Washington, incluem a perda de receitas, principalmente devido à perda de vendas de equipamento menos sofisticado a rivais estrangeiros, e os custos de encontrar e utilizar fornecedores alternativos para os componentes complexos das ferramentas de fabrico de chips. A estimativa também abrange os custos de cumprimento das tarifas, tais como a contratação de pessoal para enfrentar as complexidades do cumprimento das regras.
Estas empresas produzem alguns dos equipamentos para a produção de chips mais procurados do mundo, que podem exigir milhares de peças especializadas. No passado recente, já perderam milhares de milhões de dólares em receitas após o ex-Presidente dos EUA, Joe Biden, ter implementado uma série de controlos de exportação destinados a travar o envio de equipamento avançado de fabrico de semicondutores para entidades chinesas.
A Administração Trump suspendeu em grande parte as tarifas recíprocas que anunciou em abril, mas, para estimular mais a produção nos EUA, está a ponderar novas taxas sobre a indústria de chips e iniciou uma investigação sobre as suas importações na segunda-feira.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Indústria norte-americana dos chips estima perdas anuais de mais de mil milhões de dólares com tarifas de Trump
{{ noCommentsLabel }}