5 coisas que vão marcar o dia
O BCE vai decidir o rumo das taxas de juros na moeda única. O INE vai divulgar o Índice de Preços na Produção Industrial de março e o Eurostat vai revelar quanto mudou o preço dos ovos na Europa.
Esta quinta-feira, o Banco Central Europeu vai decidir o rumo das taxas de juros na moeda única. O INE vai divulgar o Índice de Preços na Produção Industrial de março e o Eurostat vai revelar quanto mudou o preço dos ovos na Europa. Já o Banco de Portugal revela as estatísticas dos títulos de dívida referentes a março. A marcar o dia está ainda antevisão das reuniões de primavera por parte da diretora-geral do FMI Kristalina Georgieva.
BCE decide sobre taxas de juro
Esta quinta-feira, vai ter lugar a reunião do Banco Central Europeu (BCE) na qual será decidido o rumo das taxas de juro na moeda única. Os mercados antecipam um novo corte de 0,25 pontos nas taxas oficiais, mas é possível que Christine Lagarde opte por uma pausa para avaliar os efeitos das tarifas impostas pela Administração Trump, que podem ter um efeito efeito inflacionista, mas também recessivo.
INE revela dados de produção industrial
O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai divulgar esta quinta-feira o Índice de Preços na Produção Industrial, referente ao mês de março. Em fevereiro, o Índice de Preços na Produção Industrial apresentou uma variação homóloga de -0,4% (-0,3% em janeiro), que foi influenciada pela redução do preço dos preços da produção de azeite. Excluindo o agrupamento “energia”, os preços da produção industrial passaram de um decréscimo de 1,2% em janeiro para uma diminuição de 1,6% em fevereiro.
Como evoluiu o preço dos ovos?
A nível europeu, o Eurostat vai divulgar quanto é que mudou o preço dos ovos. Dados da Deco revelaram que o preço de meia dúzia de ovos subiu quase 80% entre janeiro de 2022 e março de 2025, passando de 1,14 para 2,05 euros, sendo que este ano já encareceu perto de 30%
Banco de Portugal revela dados dos títulos de dívida
O Banco de Portugal vai revelar as estatísticas dos títulos de dívida referentes a março. Em fevereiro, o valor total de títulos de dívida emitidos por entidades residentes era de 307,6 mil milhões de euros, mais 5,0 mil milhões de euros do que no final do mês anterior. As ações cotadas valorizaram-se 2,6 mil milhões de euros, o valor mais elevado desde abril de 2024. As emissões de títulos de dívida das administrações públicas excederam as amortizações em 2,3 mil milhões de euros.
FMI faz antevisão das reuniões da primavera
Esta quinta-feira, a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, vai fazer uma antevisão das reuniões de primavera, que decorrem entre 21 e 26 de abril. Georgieva vai fornecer uma visão geral das perspetivas para a economia global e debater as prioridades políticas para os próximos meses.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}