Protecionismo é caminho perigoso para famílias e empresas, alerta Lagarde

A presidente do BCE desafia os líderes mundiais a não cederem ao protecionismo, lembrando que as tensões comerciais só trazem mais custos e incerteza para todos.

Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE), deixou um aviso esta sexta-feira na 51.ª reunião do Comité Monetário e Financeiro do Fundo Monetário Internacional: a escalada das tensões comerciais está a lançar uma nuvem de incerteza sobre as perspetivas de inflação a nível mundial.

No decorrer da sua intervenção, Lagarde sublinhou que “o aumento das barreiras comerciais pode comprometer os esforços globais para controlar a inflação e estabilizar as economias”.

Num contexto em que os mercados financeiros respiram algum alívio após vários dias de turbulência, Lagarde fez questão de recordar que “a estabilidade de preços não pode ser dada como garantida num ambiente de crescente fragmentação económica”.

Para a líder do BCE, as recentes disputas comerciais entre grandes blocos económicos “têm o potencial de perturbar cadeias de abastecimento, encarecer matérias-primas e aumentar os custos para famílias e empresas”.

É fundamental que as principais economias resistam à tentação de erigir novas barreiras e trabalhem em conjunto para garantir a resiliência do sistema financeiro internacional.

Christine Lagarde

Presidente do BCE

Lagarde foi taxativa ao afirmar que “a intensificação das tensões comerciais está a complicar o trabalho dos bancos centrais”, sublinhando que “as perturbações nas cadeias de valor globais podem traduzir-se em choques de preços inesperados”.

O alerta de Lagarde ganha particular relevância numa altura em que a inflação, apesar de ter recuado dos máximos históricos, permanece acima dos objetivos em várias economias desenvolvidas.

A presidente do BCE apelou ainda a uma resposta coordenada entre países, defendendo que “num mundo cada vez mais interligado, o protecionismo é um jogo de soma negativa”.

Para Lagarde, “é fundamental que as principais economias resistam à tentação de erigir novas barreiras e trabalhem em conjunto para garantir a resiliência do sistema financeiro internacional”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Protecionismo é caminho perigoso para famílias e empresas, alerta Lagarde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião