PwC será o novo auditor da Ferrovial para os exercícios de 2025, 2026 e 2027
A PwC foi nomeada como novo auditor da Ferrovial, de acordo com a decisão aprovada pela Assembleia Geral de Acionistas da empresa na quinta-feira.
A PwC vai auditar as contas da Ferrovial para 2025, 2026 e 2027, substituindo a EY, que era responsável pela auditoria das contas da empresa entre 2020 e 2024.
A Ferrovial é um dos principais operadores mundiais de infra-estruturas, com presença em mais de 15 países e mais de 24.000 empregados em todo o mundo. Está cotada simultaneamente no Nasdaq, na bolsa espanhola, onde é membro do IBEX 35, e na Euronext Amsterdam.
A auditoria da Ferrovial vem juntar-se a uma série de auditorias recentes efetuadas pela PwC, incluindo as da Moeve, Globalvía, Merlín Properties e Applus+, entre outras.
A PwC salienta que é a primeira empresa de auditoria do mundo em termos de receitas e, em Espanha, é a primeira empresa de auditoria em termos de honorários no Ibex 35, onde analisa as contas do Banco Santander, Telefónica, CaixaBank, Acerinox, Sacyr, Bankinter, Repsol e Merlin Properties. “Esta liderança é determinada pela qualidade e talento dos profissionais da empresa, pela sua experiência com clientes de alto nível, pela sua proximidade e transparência na comunicação”.
A decisão adoptada hoje pela Assembleia Geral de Acionistas da Ferrovial confirma a proposta feita pelo Conselho de Administração da empresa em 31 de julho de 2024 num facto relevante à Comissão Nacional do Mercado de Valores Mobiliários (CNMV), no qual propôs que a PwC se tornasse o novo auditor da empresa “como resultado do início da negociação na Nasdaq, tendo em conta o aumento dos requisitos de informação”, diz a empresa.
“Durante o processo de concurso, a Comissão de Auditoria e Controlo e o Conselho de Administração da Ferrovial consideraram que a PwC dispõe de uma equipa de auditoria sólida e altamente qualificada no âmbito da regulamentação norte-americana Sarbanes-Oxley (SOX), que regula o controlo interno e a transparência financeira das empresas cotadas em bolsa, e pela sua vasta experiência na auditoria de emitentes privados estrangeiros. Os candidatos foram também avaliados pela sua experiência, qualidade da equipa, envolvimento planeado de especialistas, independência, qualidade do serviço, rede internacional e inovação na abordagem de auditoria, entre outros critérios”, acrescenta a consultora.
SUSTENTABILIDADE
A Assembleia Geral de Acionistas da Ferrovial também aprovou a PwC como a empresa responsável pela verificação e emissão de um parecer sobre as informações de sustentabilidade da empresa para os exercícios de 2025, 2026 e 2027. A PwC passa assim a ser a empresa responsável pela auditoria da informação não financeira da multinacional para cumprir a CSRD, a Diretiva da UE sobre Relatórios de Sustentabilidade Empresarial (2022/2464).
O compromisso da Ferrovial com o desenvolvimento de soluções sustentáveis é firme, estando a multinacional já incluída no Dow Jones Sustainability Index e no FTSE4Good, e aplica os princípios do Global Compact das Nações Unidas, assinado pela operadora em 2002, em todas as suas operações, salienta a PwC.
IA
“Num contexto em que as alterações climáticas se tornaram uma ameaça real e em que o desenvolvimento de novas normas e regulamentos internacionais está a ter um grande impacto nas organizações, a equipa de auditoria da PwC está claramente empenhada na sustentabilidade há anos. A empresa conta com uma vasta equipa de especialistas em áreas chave como a garantia e gestão de risco e as alterações climáticas, combinando estas competências para ajudar a criar confiança nos relatórios não financeiros, um aspeto cada vez mais relevante para os acionistas e investidores”, refere a consultora.
Conclui ainda que nos últimos anos tem feito “uma aposta firme em colocar a inovação tecnológica ao serviço das suas equipas de auditoria”. De facto, a PwC Auditores está a trabalhar para incorporar na sua plataforma tecnológica novas funcionalidades generativas de Inteligência Artificial (IA), que irão revolucionar a capacidade e rapidez na obtenção, processamento e análise de dados e informação, colocando este avanço ao serviço dos profissionais, clientes e supervisores”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
PwC será o novo auditor da Ferrovial para os exercícios de 2025, 2026 e 2027
{{ noCommentsLabel }}