Sondagem diária aponta para queda da AD e recuperação da Esquerda e do Chega

  • ECO
  • 7 Maio 2025

PS e liberais também recuam nas intenções de voto, mas menos do que a coligação entre PSD e CDS. Bloco de Esquerda é o partido que mais cresce, alcançando agora os 2,3%, mais meio ponto percentual.

A candidatura da Aliança Democrática (34,8%) é a que mais cai ao quinto dia da sondagem diária da Pitagórica para o Jornal de Notícias, a TSF e a TVI/CNN, já após os debates entre todos os partidos com representação parlamentar. As intenções de voto na coligação formada pelo PSD e o CDS recuaram junto da classe baixa, mas o PS (26,6%) e a Iniciativa Liberal (6,8%) também caem, ainda que menos.

Por sua vez, o Chega (16,8%) aproveita estas quedas, assim como a esquerda: o Bloco de Esquerda é o partido que mais cresce, alcançando agora os 2,3%, mais 0,5 pontos percentuais do que na sondagem anterior; o Livre sobe quatro décimas e passa para 3,8%, e a CDU também ganha terreno e alcança os 3,5%, mais 0,3 pontos percentuais. O PAN mantém-se nos 0,6%, menos de um terço dos votos que permitiram eleger Inês Sousa Real para a Assembleia da República nas eleições de 2024.

Depois de ter atingido na última sondagem um recorde de 19,8%, o número de indecisos baixou para 18,4%. Na análise da intenção de voto sem distribuição de indecisos, a Aliança Democrática perde apenas 0,4 pontos e fica em 28,4%. O PS não sobe nem desce e continua com 21,7%. O Chega cresce 0,5 pontos, para 13,7%, e os liberais caem 0,4 pontos, para 5,6%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sondagem diária aponta para queda da AD e recuperação da Esquerda e do Chega

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião