Fundo americano King Street investe 40 milhões em hotéis e hostels em Portugal
A gestora de investimentos norte-americana pretende adquirir e reabilitar imóveis hoteleiros em zonas 'premium' de Lisboa e Porto através da empresa espanhola Room00.
A gestora de investimentos norte-americana King Street Capital Management anunciou esta terça-feira um investimento de até 400 milhões de euros no grupo espanhol Room00, que gere hotéis boutique e hostels na Península Ibérica. Para Portugal, estão previstos cerca de 10% (40 milhões de euros) deste valor, avançou a ECO a empresa com sede em Nova Iorque.
A verba servirá para financiar a estratégia de expansão pan-europeia da Room00, permitindo-lhe crescer em mercados-chave como Espanha, Portugal e Itália. Os fundos serão sobretudo utilizados para comprar e reabilitar imóveis hoteleiros em zonas premium em cidades como Lisboa, Porto, Madrid, Barcelona, Milão, Roma e Florença.
A Room00 pretende alargar o seu portefólio para 200 ativos e 15 mil quartos nos próximos quatro anos no sul da Europa, bem como 20 ativos (imóveis) e mil quartos em Londres, onde a empresa prevê abrir a sua primeira unidade turística até ao final deste ano.
Atualmente, o grupo fundado em Madrid em 2012 tem mais de 2.500 quartos e 50 ativos em operação ou em desenvolvimento, integrados num portefólio de marcas criadas para dar resposta a diferentes perfis de viajante: Room00 Hostels, Toc Hostels, Room Select Hotels e Letoh Letoh (hotéis boutique com quartos tradicionais e outros compostos por beliches). Em comum têm o design contemporâneo e a localização urbana privilegiadas.
“A Room00 continuará a seguir o seu modelo de crescimento baseado em contratos de arrendamento e gestão hoteleira, passando agora também a ter capacidade para adquirir imóveis diretamente”, informou a empresa, em comunicado enviado aos meios de comunicação social.
Em Itália, escolheu a Kryalos SGR (de Milão) para estruturar um veículo de investimento imobiliário dedicado. No que diz respeito a Portugal, deverá ser feita uma seleção de outra gestora de fundos de investimento imobiliários, embora ainda não se saibam detalhes.
O CEO da Room00, Ignacio Requena, considera que este investimento da King Street “valida” o modelo de negócio da empresa e “permitirá acelerar o crescimento através da aquisição de ativos estratégicos, atrair os melhores talentos e abrir novas oportunidades de colaboração com investidores que partilham” a sua visão de longo prazo quer a nível interno quer para o setor de hospitalidade urbana e lifestyle.
“Vemos a Room00 como uma das plataformas mais fortes, inovadoras e escaláveis no panorama da hospitalidade europeia. O seu modelo operacional totalmente integrado e a aposta estratégica em localizações centrais tornam-na um parceiro valioso para a nossa estratégia de crescimento no imobiliário europeu”, afirmou Paul Brennan, sócio co-responsável da área de Imobiliário da King Street, citado na nota de imprensa.
A Room00 contou com a assessoria da GRC IM, CBRE e das sociedades de advogados Garrigues, Cuatrecasas e Across Legal, enquanto a Uría Menéndez e a Allen & Overy Shearman prestaram apoio jurídico à King Street, que tem mais de 28 mil milhões de dólares (25 mil milhões de euros) sob gestão. A EY assegurou a due diligence financeira e a PwC a estruturação fiscal.
Já no verão do ano passado, a Room00 e o grupo Dorsa Holding fizeram um negócio com o intuito de crescer em Portugal: adquiriram 100% das ações da TOC Hostels, dos empresários Ignacio Catalán e Salvador Torrens, por 20 milhões de euros, para consolidar e expandir a marca a nível ibérico e em Itália. A previsão é que gere 70 milhões de euros de receitas no primeiro ano de atividade sob a nova estrutura acionista.
Dois meses depois, o grupo Room00 comprou a concorrente catalã do negócio dos hostels, a Casa Gracia, por 10 milhões de euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fundo americano King Street investe 40 milhões em hotéis e hostels em Portugal
{{ noCommentsLabel }}