Vicente Del Bosque: “É bom que as crianças sonhem em ser futebolistas, mas é melhor que o futebol as ajude a tornarem-se pessoas melhores”
Lendas do futebol, jogadores em formação e representantes das diferentes ligas debateram com CEO da Moeve o papel do desporto como motor de transformação social, educação e compromisso com o futuro.
O antigo selecionador nacional afirmou que “as crianças devem ter sonhos e o futebol é muito importante no seu desenvolvimento como pessoas. Mas se o sonho de ser futebolista não se concretizar, é bom que o futebol lhes tenha transmitido valores como o esforço, a humildade e o trabalho de equipa”.
Del Bosque sublinhou também a importância das referências morais no balneário: “Toda a minha vida fui educado num balneário e tive grandes referências e líderes morais. Quando era jogador, tive referências como Santiago Bernabéu e companheiros de equipa como Pirri e Camacho. Também tive verdadeiros humanistas como treinadores”.
Na mesma linha, David Villa, embaixador da LALIGA, e Koke Resurrección, jogador do Atlético de Madrid, sublinharam a necessidade de trabalhar com as gerações futuras. “Não só temos de lhes ensinar a marcar um golo no ângulo superior, mas também todos os valores do futebol e da educação”, afirmou Villa. Por seu lado, Koke comentou que “da minha carreira levo comigo o esforço, o trabalho, a humildade e as pessoas que dão tudo pelo futebol. A humanidade.
Em representação do futebol feminino, a ex-futebolista Vanesa Gimbert celebrou o facto de “finalmente as meninas terem modelos femininos”, e a jogadora do Sevilha FC, Débora García, elogiou a nova etapa que esta aliança representa: “Custou-nos muito chegar aqui. É muito importante que empresas como a Moeve nos representem e queiram levar-nos ao topo. O que nos define é a resiliência, o auto-aperfeiçoamento e a paixão”.
Da mesma forma, os jogadores do LALIGA GENUINE Moeve, Alvaro Cano e Rubén Almazán, expressaram o seu orgulho por fazerem parte da competição e o seu entusiasmo por “continuar a realizar sonhos”. Também falaram representantes do LALIGA FC FUTURES, jovens promissores como David Rosa e Jesús Miranda Gambero, que partilharam o seu entusiasmo por esta experiência e o seu desejo de um dia chegarem ao futebol profissional. Como concluiu a anfitriã do evento, Susana Guasch, refletindo o espírito do evento para realçar o valor da colaboração para alcançar os desafios comuns que temos como sociedade, “o futuro é melhor se jogarmos todos juntos”.
Em nome da Moeve, o seu CEO Maarten Wetselaar insistiu no compromisso da empresa com o desporto e a sustentabilidade no âmbito desta aliança: “queremos construir um futuro melhor, com uma energia mais sustentável, e este acordo permite-nos comunicar que, para o conseguir, é necessário unir forças e respeitar a diversidade”. Anunciou também a criação de um Gabinete Técnico de Sustentabilidade Ambiental que acompanhará os clubes na redução da sua pegada de carbono: “Temos uma carteira de ideias que vamos partilhar com os clubes da LALIGA e da Liga F para reduzir o impacto ambiental do futebol”.
O evento formalizou o acordo pelo qual a Moeve se torna patrocinadora de todas as competições de futebol profissional em Espanha: patrocinador principal da Liga F e da LALIGA GENUINE, bem como patrocinador oficial da LALIGA EA SPORTS, da LALIGA HYPERMOTION e do FC FUTURES.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Vicente Del Bosque: “É bom que as crianças sonhem em ser futebolistas, mas é melhor que o futebol as ajude a tornarem-se pessoas melhores”
{{ noCommentsLabel }}