“É urgente reduzir o prazo de mais de 20 meses para o licenciamento de novos postos de carregamento público”
Ricardo Soares, licenciado em engenharia e pós-graduado em mobilidade elétrica, é o convidado do 9º episódio do podcast ECO Auto, uma iniciativa do ECO em parceria com o Mundo Automóvel.
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Ricardo Soares é o nono convidado do ECO Auto, um podcast sobre o futuro da mobilidade elétrica, que surge de uma parceria do ECO com o Mundo Automóvel. Licenciado em engenharia e com uma pós-graduação em mobilidade elétrica, Ricardo Soares fala, neste episódio, dos desafios da transição para a mobilidade elétrica e assume que Portugal tem sabido aproveitar as oportunidades que este novo mercado traz e conseguido uma maior aceleração no desenvolvimento da rede de carregamentos do que alguns países da Europa, o que deixa o país bem posicionado.
Entre os constrangimentos que considera importantes simplificar, sublinhou a necessidade de facilitar a transparência para os utilizadores sobre as diferentes opções de carregamento, reduzindo a complexidade existente entre o preço da energia e as variáveis de preço de cada posto para além dos impostos. Apesar disso, também reconheceu que a tecnologia tem vindo a reduzir os tempos de carregamento e a aumentar as autonomias, nomeadamente com a introdução da tecnologia de 800 volts, o que vem ajudar a quebrar algumas das barreiras e ” medos” dos utilizadores para a adoção de um veículo elétrico.
No que respeita à infraestrutura da rede, que representa também um obstáculo, Ricardo Soares considera que esta tem vindo a crescer a um ritmo adequado, tendo atingido, em 2024, mais de 3000 de postos de carregamento rápido no país. Esta meta duplicou o número de postos disponíveis comparativamente ao ano anterior, apesar de em Portugal o licenciamento para instalar um novo posto de carregamento público ultrapassar os 20 meses (enquanto na Suécia se precisa apenas de 3 ou 4 meses), o que desincentiva o alargamento da rede e a rentabilização dos investimentos dos operadores.

Quanto a um dos temas que tem estado em discussão relativamente à solução de interoperabilidade, Ricardo Soares mostrou-se defensor da gestão que a Mobi.e aporta à infraestrutura de carregamento, já que permite agregar toda a informação sobre a disponibilidade dos postos, em serviço ou não e a tarifa de cada posto, constituindo uma mais-valia desta solução para além da possibilidade de usar um só cartão ou aplicação em qualquer posto, como acontece com o Multibanco.
Ricardo Soares destaca ainda o projeto da Go.Charge para desenvolvimento dos postos de carregamento na rede pública, de modo a contribuir para eliminar a ansiedade dos utilizadores e a colaborar com as empresas para a criação de condições para o abastecimento das suas frotas. Nomeadamente na Europa, a Go.Charge possibilita aos seus clientes com cartão ou aplicação, a utilização de mais de 500 mil pontos de carregamento na Europa através de acordos de roaming com diferentes operadores.
O Podcast ECO Auto resulta de uma parceria com o Mundo Automóvel e está disponível no Spotify e na Apple Podcasts.
Também pode assistir ao podcast no vídeo abaixo:
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