Altri converte fábrica de Vila Velha de Ródão para produzir fibras para a indústria têxtil

Num investimento de 75 milhões de euros, a unidade da Biotek vai passar a fabricar fibras solúveis destinadas sobretudo à indústria têxtil, mas também aplicadas nos setores farmacêutico e alimentar.

Localizada em Vila Velha de Ródão, a unidade da Biotek, que atualmente produz pasta branqueada para papel (BEKP), vai passar a produzir fibras solúveis maioritariamente destinadas à indústria têxtil, mas que podem também ser aplicadas nas áreas farmacêutica e alimentar, em produtos de higiene e em embalagens.

O investimento da Altri neste projeto ultrapassa os 75 milhões de euros e, como tinha sido adiantado pelo Ministério da Economia, conta com o apoio (não quantificado) do Estado português através da AICEP, no âmbito de um pacote de investimentos industriais de 300 milhões e 1.200 empregos.

Com a reconversão desta participada, até agora concentrada na produção de fibras celulósicas de eucalipto para papel de uso doméstico e de impressão e escrita, o grupo liderado por José Soares de Pina destaca que se vai tornar “num dos produtores de referência de fibras para têxtil da Europa”.

É um investimento crítico para Portugal, que passa a contar com duas unidades industriais que produzem fibras solúveis, maioritariamente orientadas para a indústria têxtil.

José Soares de Pina

CEO da Altri

Citado em comunicado, o CEO da Altri destaca que este é “um investimento crítico para Portugal, que passa a contar com duas unidades industriais que produzem fibras solúveis, maioritariamente orientadas para a indústria têxtil, dando um forte contributo para a descarbonização da fileira”.

Quando este investimento estiver concluído no final de 2026, o grupo calcula que passará a ter uma capacidade de produção instalada superior a 300 mil toneladas por ano e “totalmente direcionada aos mercados externos”, já que a unidade da Caima, em Constância, está exclusivamente dedicada ao fabrico desta matéria-prima.

“A conversão desta unidade apresenta fortes ganhos ambientais, incluindo no processo de fabrico, utilizando as mais modernas tecnologias. Este investimento transformará a Altri num grupo de referência europeu na produção de fibras para a indústria têxtil e num forte contribuinte para a descarbonização”, acrescenta José Soares de Pina.

José Soares de Pina, CEO da Altri

Este mercado de fibras solúveis tem um valor estimado de seis mil milhões de euros, com a procura global liderada pela Ásia. A Altri frisa que a crescente procura das marcas de moda por fibras de origem natural (em vez de origem fóssil) está a criar “oportunidades para a transformação de bio fábricas que transformavam madeira em pasta papeleira para unidades mais eficientes e com menor pegada ambiental, passando a fabricar fibras solúveis”.

Na Galiza, a papeleira portuguesa está a tentar avançar com um mega projeto de investimento de mil milhões de euros que prevê a construção de raiz de uma unidade com capacidade máxima de produção de 400 mil toneladas de fibras solúveis por ano, das quais 200 mil toneladas serão utilizadas para fibras têxteis sustentáveis (lyocell).

Contestado nesta região espanhola, o chamado projeto Gama obteve em março a primeira aprovação ambiental por parte das autoridades galegas, mas viu mais recentemente o Governo de Pedro Sánchez exclui-lo da possibilidade de se candidatar a um apoio de 30 milhões de euros de fundos europeus, no âmbito do PRR do país vizinho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Altri converte fábrica de Vila Velha de Ródão para produzir fibras para a indústria têxtil

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião