Grupo Bel de Marco Galinha compra Central Cash

Ativos que pertencem à Palmelalimentar - Armazenistas de Produtos Alimentares são utilizados para a atividade de distribuição e comércio por grosso (cash & carry).

O grupo Bel, liderado pelo empresário Marco Galinha, adquiriu o controlo exclusivo sobre o conjunto de ativos que compõem a Central Cash, de acordo com a informação divulgada esta quinta-feira pela Autoridade da Concorrência (AdC) na imprensa.

A operação de concentração foi realizada através da sociedade Vales e Cordilheiras Unipessoal Lda., que foi fundada há cerca de dois anos para operar no comércio grossista, tem sede em Carnaxide e pertence ao grupo Bel.

Os ativos da Central Cash, detidos pela Palmelalimentar – Armazenistas de Produtos Alimentares, S.A., são utilizados para desenvolver a atividade de distribuição e comércio por grosso (cash and carry) de produtos alimentares, de higiene e de limpeza, no território nacional.

Há mais de 40 anos no mercado grossista, a Central Cash tem no portefólio marcas como Perdiz ou DuVale, entre outras de produtos alimentares, higiene, limpeza, perfumaria e cosmética distribuídas por mais de 7.000 metros quadrados (m²) de superfície comercial.

A autoridade presidida por Nuno Cunha Rodrigues está a receber, através de email, observações adicionais sobre este negócio ao longo dos próximos dez dias úteis de forma a tomar uma decisão, que posteriormente será comunicada no site oficial.

“Quaisquer observações sobre a operação de concentração em causa devem identificar o interessado e indicar o respetivo endereço postal, e-mail e nº de telefone. Se aplicável, as observações devem ser acompanhadas de uma versão não confidencial, bem como da fundamentação do seu caráter confidencial, sob pena de serem tornadas públicas”, informa a AdC.

O cash & carry é uma área na qual o grupo Bel tem investido. No ano passado, alocou três milhões de euros para abrir uma loja da cadeia de Cash & Carry Poupança – a maior da marca em Portugal – na cidade de Leiria. Com uma área de 3 mil m², foi o primeiro espaço a abrir portas fora da área da Grande Lisboa, que criou 30 postos de trabalho iniciais na zona centro do país.

A holding de Marco Galinha, fundada em 2001, tem várias áreas de negócio, nomeadamente logística e distribuição, inovação, indústria, comunicação e media, soluções sustentáveis e imobiliário. A estratégia de crescimento da empresa tem sido por sobretudo aquisições. A título de exemplo, em 2024 assumiu o controlo da distribuidora Vasp, ao comprar uma participação, por 4,5 milhões de euros, que elevou a posição no capital para 100%.

Já no ano anterior o grupo Bel havia adquirido a Amaral & Filhos para reforçar a sua presença no setor da distribuição e logística, que é o core da sua atividade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Grupo Bel de Marco Galinha compra Central Cash

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião