BRANDS' ECO Um Amanhã Melhor em Ação: O Caminho da BAT para um Mundo sem Fumo

  • Conteúdo Patrocinado
  • 22 Maio 2025

Asli Ertonguc, Diretora para a Europa Ocidental e Diretora-Geral para o Reino Unido e Irlanda, revela como a BAT está a acelerar a transição dos fumadores para soluções menos nocivas, sem fumo.

A BAT é líder global em bens de consumo de múltiplas categorias e está empenhada na missão de criar um Mundo sem Fumo. Asli Ertonguc, que lidera a área da Europa Ocidental da empresa e é também Diretora-Geral para o Reino Unido e Irlanda, revela que as alternativas sem fumo da organização já contam com cerca de 30 milhões de utilizadores e representam, atualmente, cerca de 18% do total das receitas da empresa.

Asli Ertonguc, Diretora para a Europa Ocidental e Diretora-Geral para o Reino Unido e Irlanda
A BAT é uma empresa centenária que está a passar por uma verdadeira redefinição da sua identidade e propósito. O que nos pode contar sobre esta jornada?

Celebramos orgulhosamente 123 anos de história, mas posso garantir que a British American Tobacco (BAT) continua totalmente focada no futuro. Na última década, iniciámos uma transformação significativa com o propósito a que chamamos Um Amanhã Melhor. O nosso objetivo passa por criar um Mundo sem Fumo, oferecendo novas alternativas aos consumidores adultos, que, de outra forma, continuariam ou começariam a fumar, para que possam fazer melhores escolhas, e optar por alternativas sustentadas pela ciência, sem efeitos nocivos do tabagismo.

Para alcançar este objetivo, toda a nossa organização está a passar por uma verdadeira transformação. Estamos focados em oferecer produtos sem combustão, incluindo cigarros eletrónicos, produtos de vaping, produtos orais modernos ou bolsas de nicotina. Estas alternativas sem fumo estão no centro da nossa estratégia e estão a transformar a empresa, a forma de trabalhar e os produtos oferecidos aos nossos consumidores.

Queremos tornar-nos, até 2035, uma empresa predominantemente sem fumo – e é nessa direção que toda a nossa organização está a caminhar com os objetivos de dar resposta às expectativas da sociedade e ajudar a moldar o futuro com as melhores opções para consumidores adultos de nicotina.

A BAT tem comunicado com um forte foco na inovação e na transformação do seu portefólio. Como é que isso está a impactar o negócio?

A inovação está no centro da nossa transformação; é um dos pilares fundamentais da nossa estratégia. Para construirmos Um Amanhã Melhor, precisamos de uma abordagem dinâmica, orientada pela ciência, que nos permita desenvolver produtos alinhados com as necessidades e expectativas em constante evolução dos consumidores adultos. É por esta razão que investimos mais de 300 milhões de libras por ano em investigação e desenvolvimento, principalmente, através do nosso centro de inovação em Southampton.

Tudo o que desenvolvemos no nosso portefólio é sustentado por evidências científicas sólidas e toda a nossa pesquisa é revista por partes. De um modo geral, isto funciona como um grande catalisador para a nossa organização. Esta transformação vem, necessariamente, acompanhada de inovação, que traz dinamismo à nossa empresa. A ciência e a inovação andam de mãos dadas e todos os progressos que alcançamos têm na sua génese uma base científica – razão pela qual continuamos a fazer investimentos significativos em investigação e desenvolvimento (I&D).

A BAT acredita num Futuro sem Fumo. Como é que a empresa pretende promover a transição dos cigarros tradicionais para os produtos sem combustão e incentivar os consumidores adultos a optarem por estas alternativas?

Trabalhamos com uma abordagem focada nos nossos consumidores sendo eles o foco de tudo o que fazemos. Investimos fortemente na compreensão das preferências e necessidades dos mesmos, com o objetivo de oferecer alternativas de risco potencialmente reduzido. A inovação e a ciência são fundamentais neste processo.

Como estamos comprometidos em construir um Mundo sem Fumo, temos objetivos claros: até 2035 queremos que 50% das nossas receitas provenham de produtos sem combustão. Só em 2024, alcançámos 3,6 milhões de novos consumidores no nosso portefólio de alternativas sem fumo, aumentando para um total de 29,1 milhões. A nossa ambição passa por alcançar 50 milhões de consumidores de produtos sem combustão até 2030.

Para apoiar esta transição, apostamos, cada vez mais, em investigação e na análise de experiências internacionais bem-sucedidas, para que os fumadores adultos possam compreender os benefícios de Mudar para Melhor. Neste sentido, a Suécia é um bom exemplo, onde os fumadores fizeram, com sucesso, a transição para produtos alternativos de nicotina menos nocivos, tornando-se num dos primeiros países sem fumo do mundo. Atualmente, a taxa de fumadores na Suécia é de cerca de 5%. Este sucesso pode ser atribuído à disponibilidade de produtos alternativos de nicotina no mercado, aumentando, a consciencialização entre consumidores adultos e a um enquadramento regulamentar adequado, que acabou por facilitar o acesso a estes produtos e protegeu o ambiente operacional. A Suécia mostra-nos que é possível, quando a inovação, as necessidades dos consumidores e a saúde pública estão alinhadas.

E quanto ao problema que persiste com a nicotina? Mesmo nos novos produtos, continua a ser um elemento viciante…

Quando falamos sobre danos associados ao tabagismo, é essencial esclarecer que a principal fonte de danos do tabaco não é a nicotina, mas sim a combustão do tabaco. Quando os cigarros são queimados, libertam milhares de substâncias tóxicas, responsáveis pelos efeitos nocivos.

A nicotina, embora viciante, não é carcinogénica. De acordo com o NHS (Serviço Nacional de Saúde) do Reino Unido, a nicotina não causa cancro, doenças pulmonares ou doenças cardíacas. Disto isto, defendemos sempre um consumo responsável. Por exemplo, no que diz respeito ao vaping, aconselhamos o limite de 20 miligramas de nicotina por cartucho, conforme estabelecido pela Diretiva de Produtos de Tabaco da UE. Isto ajuda a garantir uma abordagem equilibrada, proporcionando alternativas eficazes satisfatórias, enquanto apoia a segurança do consumidor e ajuda milhões de fumadores adultos a fazerem uma transição para opções melhores.

Para reforçar os nossos esforços a nível global, lançámos, recentemente o Omni™, o nosso plano para a Redução de Danos do Tabaco. Este recurso mostra como pretendemos expandir o acesso a produtos de risco potencialmente reduzido de forma responsável e adaptada às necessidades locais.

O setor enfrenta desafios significativos, nomeadamente, no que diz respeito aos novos produtos e à regulamentação. Como é que vê o futuro da indústria?

O futuro da indústria do tabaco será moldado pela inovação, pela ciência e por um forte compromisso com a redução de danos. A BAT está profundamente empenhada na Redução de Danos do Tabaco e orgulha-se de estar na linha da frente desta transformação na indústria. Reconhecemos a nossa responsabilidade e estamos comprometidos com esta mudança.

A redução de danos, não é apenas fundamental para a saúde pública – exige também a cooperação de todas as partes interessadas, incluindo entidades reguladoras, autoridades de saúde pública e sociedade em geral. Na BAT compreendemos essa responsabilidade e estamos dedicados a trabalhar de forma colaborativa para integrar a redução de danos nas políticas públicas e torná-las numa realidade concreta para os fumadores em todo o mundo.

Países como a Suécia são a prova clara da eficácia da redução de danos, com uma taxa de fumadores a rondar os 5%, em grande parte devido à disponibilidade e aceitação de produtos alternativos de nicotina, sendo, por esta razão, um exemplo de sucesso. De forma semelhante, temos o caso do Reino Unido que mostrou como a integração da redução de danos nas estratégias nacionais de saúde podem conduzir a reduções significativas na prevalência do tabagismo.

Muitos dos países da União Europeia estabeleceram como objetivo tornar-se livres de fumo até 2040. Com o enquadramento regulamentar certo, isto é, que incentive a inovação, proteja a saúde pública e previna o acesso por parte dos jovens, acreditamos que este objetivo é alcançável. No entanto, o progresso é desigual em toda a UE pois ainda há muito a fazer para garantir a consistência na forma como este tema é compreendido e aplicado. O nosso papel passa por apoiar este percurso, através da inovação contínua, transparência e parcerias.

Asli Ertonguc, Diretora para a Europa Ocidental e Diretora-Geral para o Reino Unido e Irlanda
A Europa definiu como objetivo reduzir a proporção de fumadores para 5% até 2040. Está, inclusivamente, disposta a declarar zonas livres de fumo, tais como os parques, as praias e as esplanadas. Qual é a sua opinião sobre esta medida?

Desencorajar o consumo de tabaco, por si só, não é suficiente. É também necessário oferecer alternativas realistas e fundamentadas cientificamente para os fumadores adultos que não conseguem ou não querem deixar de fumar. Disponibilizar opções viáveis – como bolsas de nicotina, produtos de tabaco aquecido ou vaping – é essencial para ajudar as pessoas a fazerem a transição a partir de produtos sem combustão. Se quisermos realmente reduzir o tabagismo em larga escala, estas alternativas têm de fazer parte da solução.

É igualmente importante que a regulamentação reflita esta abordagem em duas vertentes: reduzir o consumo de tabaco e, ao mesmo tempo, garantir que as alternativas de risco potencialmente reduzido permaneçam acessíveis. Restrições que limitem o acesso a estes produtos, podem atrasar o progresso rumo aos objetivos de uma sociedade sem fumo. Um enquadramento regulamentar equilibrado e com base em evidência científica é fundamental para tornar esta visão numa realidade.

A BAT é uma empresa de múltiplas categorias. Qual é a estratégia e o plano da empresa para o mercado português?

Portugal é um mercado estrategicamente importante para a BAT e estamos muito orgulhosos do progresso que já alcançámos no país. Portugal tem evoluído significativamente na adoção de alternativas sem fumo e reforçámos o nosso compromisso ao tornar o país uma prioridade dentro das nossas operações na Europa Ocidental.

Continuamos a investir no país com um foco claro: alargar o acesso a produtos inovadores e fundamentados pela ciência. O nosso objetivo passa por responder às necessidades em constante evolução dos consumidores adultos portugueses, enquanto apoiamos os esforços nacionais na redução de danos.

Estamos, também, a trabalhar em estreita colaboração com parceiros locais e entidades reguladoras, para garantir que as nossas iniciativas são eficazes e sustentáveis. É um compromisso de longo prazo, e estamos confiantes de que, trabalhando em conjunto, podemos ter um contributo significativo em Portugal.

E, enquanto Diretora da Área da Europa Ocidental e Diretora-Geral para o Reino Unido e Irlanda na BAT, qual é a sua opinião sobre o papel das mulheres na liderança?

A diversidade e a inclusão são elementos centrais da cultura da BAT e são fundamentais para o nosso sucesso a longo prazo. Pessoalmente, assumir este cargo está totalmente alinhado com estes valores, nos quais me revejo, e dos quais me orgulho de fazer parte já que a BAT é uma empresa onde a igualdade de oportunidades não é apenas um princípio, mas sim uma prática. Acreditamos que equipas diversificadas impulsionam a inovação, a criatividade e contribuem para uma melhor tomada de decisões, e estamos comprometidos em construir um ambiente onde todas as pessoas se sintam respeitadas, valorizadas e capacitadas a contribuir, independentemente, do género, origem, nacionalidade ou experiência.

Acredito que a liderança feminina é especialmente importante para moldar ambientes de trabalho inclusivos. Estamos ativamente a trabalhar para aumentar a representação das mulheres em todos os níveis. A 31 de dezembro de 2024, as mulheres representavam 60% do nosso Conselho de Administração, 44% de todos os cargos de gestão e 37% de posição de liderança sénior a nível global. Na Europa Ocidental, especificamente, 60% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres, o que é motivo de grande orgulho para nós.

Estamos também a investir numa mudança a longo prazo, através de iniciativas como o nosso programa Women in Leadership (WIL). Mas, para além dos números, trata-se de criar uma cultura inclusiva — uma onde as futuras líderes possam prosperar, crescer e liderar com confiança. Como líder, estou totalmente empenhada em dar continuidade a este progresso e em apoiar um local de trabalho onde todas as vozes sejam ouvidas e todas as contribuições valorizadas.

A sustentabilidade está a tornar-se um elemento incontornável no mundo empresarial atual. Como é que a BAT integra a responsabilidade ambiental e social na sua estratégia global?

A sustentabilidade é um pilar fundamental da estratégia da BAT e está profundamente integrada em todos os aspetos das nossas operações. Estamos comprometidos em construir um Futuro Sustentável, não apenas através do design dos nossos produtos, mas também minimizando o impacto ambiental das nossas fábricas, operações e cadeia de abastecimento. Por exemplo, estabelecemos metas ambiciosas para atingir a neutralidade carbónica nas nossas operações diretas até 2030 e estamos a trabalhar ativamente para reduzir a nossa pegada ambiental global.

Adicionalmente, colaboramos com produtores de tabaco para promover práticas agrícolas sustentáveis que protejam a biodiversidade e garantam a saúde ambiental a longo prazo. Na BAT, procuramos constantemente formas de garantir que a nossa abordagem beneficia tanto a sociedade como o ambiente, pois acreditamos que um negócio resiliente e responsável contribui para um Amanhã Melhor para todos.

Se tivesse de resumir esta conversa, qual seria a principal mensagem que gostaria de partilhar?

A principal mensagem que gostaria de partilhar é que a BAT está a passar por uma transformação significativa, impulsionada pelo nosso compromisso com a sustentabilidade, a inovação e a redução de danos. Estamos empenhados em criar um Mundo Sem Fumo, com metas ambiciosas para o futuro. Até 2030, pretendemos ter 50 milhões de consumidores dos nossos novos produtos sem combustão e, até 2035, esperamos que a maioria das nossas receitas provenha dessas alternativas, face aos atuais 18%.

Esta transformação é sustentada pela ciência, pela tecnologia e pela colaboração com entidades reguladoras, garantindo que oferecemos alternativas de risco potencialmente reduzido que vão ao encontro das necessidades dos consumidores adultos. Orgulhamo-nos do progresso alcançado e estamos comprometidos em contribuir e continuar a construir um Amanhã Melhor, integrando a sustentabilidade e a inclusão em tudo o que fazemos. O nosso foco na inovação, na sustentabilidade e na diversidade está a ajudar-nos a construir um negócio resiliente, que contribui tanto para o bem-estar da sociedade como para o do ambiente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Um Amanhã Melhor em Ação: O Caminho da BAT para um Mundo sem Fumo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião