Presente e futuro da cardiologia espanhola encontram-se esta semana na Fundación Jiménez Díaz

  • Servimedia
  • 26 Maio 2025

A Fundación Jiménez Díaz organiza esta quarta-feira, às 9h00, na Aula Magna do hospital, uma nova sessão do seu ciclo de conferências para celebrar o 90º aniversário do centro.

Nesta ocasião, o evento contará com a presença de duas das figuras mais importantes da cardiologia espanhola: o Professor Valentín Fuster e o Dr. Borja Ibáñez.

Valentín Fuster, diretor-geral do Centro Nacional de Investigação Cardiovascular (CNIC) e diretor médico do Hospital Mount Sinai de Nova Iorque, apresentará o seu livro “Valentín Fuster, siempre adelante”, num evento que será moderado pelo Dr. Borja Ibáñez, cardiologista de intervenção do Hospital Universitário Fundación Jiménez Díaz e diretor científico do CNIC.

O evento permitirá conhecer as tão aguardadas memórias de Fuster, descrito por Luis Rojas Marcos como “o médico mais importante dos últimos cem anos e o cientista e investigador espanhol mais citado de todos os tempos”. Na sua obra, Fuster partilha reflexões pessoais e profissionais, desde a sua carreira como líder mundial em saúde cardiovascular até às experiências de vida que marcaram a sua carreira.

Borja Ibáñez, que será o moderador da conferência, é também uma figura-chave no presente e no futuro da investigação cardiovascular em Espanha. Recentemente, liderou avanços de grande impacto internacional, como a demonstração de que um fármaco utilizado na diabetes melhora o prognóstico dos doentes submetidos a intervenções coronárias, e o desenvolvimento do projeto europeu SGLT2-Hype, centrado na redução dos danos cardíacos após um ataque cardíaco.

A conferência é aberta ao público e faz parte do extenso programa de eventos comemorativos do 90º aniversário do Instituto de Investigaciones Clínicas y Médicas e do 70º aniversário da Clínica de la Concepción, precursora da atual Fundación Jiménez Díaz.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presente e futuro da cardiologia espanhola encontram-se esta semana na Fundación Jiménez Díaz

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião