Filipe de Botton substitui António Rios de Amorim na presidência da COTEC Portugal

Associação empresarial para a inovação vai ser comandada até 2028 pelo chairman da Logoplaste. Maria João Carioca (Galp) preside à Assembleia Geral e António Portela (Bial) ao Conselho Geral.

Filipe de Botton vai assumir a presidência da COTEC Portugal, “dando início a um novo ciclo de liderança orientado para reforçar o papel da inovação como motor de crescimento económico, produtividade e atratividade internacional”. O representante da Logoplaste assume o cargo que foi ocupado nos últimos três anos por António Rios de Amorim (Corticeira Amorim).

A eleição dos novos corpos sociais para o mandato 2025–2028 aconteceu esta terça-feira, em assembleia-geral. Integram ainda Maria João Carioca (Galp) na presidência da Mesa da Assembleia Geral, António Portela (Bial) no Conselho Geral, Amílcar Lourenço (Banco Santander) no Conselho Fiscal e Eduardo Marçal Grilo na presidência do Conselho Consultivo.

“A COTEC é uma força catalisadora para transformar inovação em crescimento real. O nosso foco será reforçar a competitividade das empresas portuguesas através da sustentabilidade, da internacionalização e da valorização de todas as formas de capital de inovação”, refere Filipe de Botton, citado numa nota de imprensa que salienta que estes novos elementos conjugam “experiência, visão estratégica e compromisso com o futuro da economia portuguesa”.

O nosso foco será reforçar a competitividade das empresas portuguesas através da sustentabilidade, da internacionalização e da valorização de todas as formas de capital de inovação.

Filipe de Botton

Presidente da COTEC Portugal

A associação empresarial destaca que no último ano foi “consolidado um modelo económico mais sustentável e autónomo, com crescimento de receitas próprias e racionalização de custos operacionais”. Elencou ainda os principais “marcos” que integram o relatório e contas de 2024 apresentado esta tarde na reunião magna da COTEC Portugal:

  • Reforço da base associativa com mais de 340 membros e a entrada de 45 novas entidades (incluindo o município de Braga, o primeiro do género);
  • Distinção de mais de 1.000 empresas com o Estatuto Inovadora COTEC e o lançamento do selo Inovadora Evolution, em linha com as normas europeias de sustentabilidade;
  • Desenvolvimento do Rating de Inovação Territorial para orientar políticas locais de investimento;
  • Operacionalização da plataforma D100<->E100 para aproximar talento doutorado das empresas;
  • Realização da XVIII Cimeira COTEC Europa, que deu origem à Plataforma de Cooperação Trilateral com Espanha e Itália;
  • Criação de novos prémios, como o de Inovação na Internacionalização;
  • Participação ativa em mais de 30 conferências nacionais e internacionais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Filipe de Botton substitui António Rios de Amorim na presidência da COTEC Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião