Eólica offshore Gazelle levanta mais 2 milhões
Com esta nova injeção de capital, eleva-se para 18,8 milhões de euros o investimento total angariado pela empresa que está a desenvolver plataformas eólicas flutuantes para o piloto “Nau Azul”.
A Gazelle Wind Power, empresa de desenvolvimento de tecnologia de plataforma eólica offshore flutuante, levantou mais dois milhões de euros junto do Banco Português de Fomento (BFP), através do programa de coinvestimento Deal-by-Deal. Com esta nova injeção de capital, eleva-se para 18,8 milhões de euros o investimento total angariado para o projeto piloto “Nau Azul”, ao largo da Póvoa de Varzim.
“O apoio de um investidor institucional respeitado como o Banco Português de Fomento é um forte voto de confiança na nossa plataforma eólica flutuante e no seu potencial para desbloquear a energia eólica offshore a nível global”, afirma Jon Salazar, CEO da Gazelle Wind Power, citado em comunicado.
Sediada em Viana do Castelo, a Gazelle Wind Power está a desenvolver plataformas flutuantes de nova geração para energia eólica offshore, visando tornar a “produção de energia eólica em águas profundas mais viável, acessível e com menor impacto ambiental nos ecossistemas marinhos”, pode ler-se em comunicado.
Com este reforço de investimento a empresa pretende “reforçar a sua posição como player estratégico no panorama global das energias renováveis, reforçar a sua estrutura operacional, expandir a sua equipa técnica e avançar com a construção do projeto-piloto “Nau Azul”, ao largo da Aguçadoura”, Póvoa de Varzim, informa comunicado.
“Este investimento reforça o nosso compromisso com soluções tecnológicas sustentáveis e de elevado impacto económico. Ao apoiar a Gazelle Wind Power, contribuímos para acelerar a transição energética em Portugal e para reforçar também o posicionamento do nosso país como polo de inovação em energias limpas, contribuindo para a criação de emprego qualificado e para o desenvolvimento sustentável da economia azul”, diz Teresa Fiúza, administradora do BPF, citada em comunicado.
“A Gazelle está a progredir na sua missão de lançar a Nau Azul, o projeto-piloto em grande escala no mar. Este investimento da BPF deixa a empresa mais perto de obter o financiamento total para executar o lançamento e colocar a plataforma a funcionar”, diz Stephan de Moraes, managing general partner da Indico Capital Partners, que investiu na empresa na última ronda.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Eólica offshore Gazelle levanta mais 2 milhões
{{ noCommentsLabel }}