Portuguesa Bloq.it levanta 28 milhões e já pensa em fusões e aquisições

Reino Unido e Bélgica são mercados na mira da startup dos cacifos inteligentes. Está a recrutar para 100 posições em seis mercados.

Da esquerda para a direita, João Lopes, cofundador, COO e CRO, Miha Jagodic, cofundador e CEO e Ricardo Carvalho, cofundador, CTO e Product Leader da Bloq.it.

A Bloq.it, startup dos cacifos inteligentes, levantou 28 milhões de euros numa ronda série B para acelerar o crescimento da empresa portuguesa de logística fora de casa. Expansão da equipa, presença em novos mercados europeus e o reforço do crescimento do negócio através de fusões e aquisições (M&A) estão entre as prioridades com esta injeção de capital. Está a recrutar para 100 posições. Reino Unido e Bélgica são mercados na mira.

“A Bloq.it assume um papel central na transição para entregas fora de casa em toda a Europa. Apesar do crescimento já alcançado nos últimos anos, acreditamos claramente que estamos apenas a começar”, diz João Lopes, cofundador e COO e CRO da Bloq.it, citado em comunicado.

Segundo a startup fundada em 2019, esta ronda representa a “maior Série B alguma vez alcançada por uma empresa de logística fora de casa (Out-of-home) na Europa”, e surge na “sequência de um crescimento acumulado de 73,083% ao longo dos últimos quatro anos, bem como de parcerias estratégicas com empresas, como a GLS, DHL e a Vinted”.

Uma injeção de capital que a empresa vai usar para expandir a equipa e a sua presença em novos mercados europeus, bem como reforçar “o crescimento do negócio através de fusões e aquisições (M&A)”.

A empresa não adianta potenciais alvos já na mira para futuras operações de M&A. “Neste momento é ainda muito cedo para revelar planos concretos sobre a nossa estratégia de fusões e aquisições”, diz fonte oficial quando questionada pelo ECO.

Atualmente, presente em diversos mercados europeus — incluindo França, Alemanha, Países Baixos, Espanha, Itália, Portugal e Chéquia —, futuramente, a startup quer avançar para “novos mercados, como o Reino Unido e a Bélgica“, adianta fonte oficial. “Temos mais expansões em vista, que serão
reveladas a seu tempo. Acreditamos que esta expansão estratégica vem consolidar a nossa presença na Europa e responder à crescente procura no mercado”, acrescenta, embora sem mais detalhes sobre as potenciais novas geografias.

100 vagas em aberto em seis mercados

Atualmente, a startup conta com uma equipa de cerca de 276 pessoas, distribuídas por vários mercados. “Estamos num momento de forte crescimento e, como tal, contamos com cerca de 100 vagas em aberto em cerca de seis países, tais como França, Reino Unido, Itália e Chéquia”, revela.

“Este é um número bastante significativo, principalmente considerando que no início do ano passado éramos apenas 70 e vamos crescer ainda mais nos próximos meses, à medida que continuarmos a
expandir a nossa operação na Europa”, diz ainda.

“Queremos atrair talento altamente qualificado em áreas que vão desde engenharia, produto, operações, vendas e customer success, reforçando a nossa capacidade de inovação e execução. Este é, para nós, um pilar fundamental que nos permite sustentar a nossa entrada em novos mercados e dar resposta à crescente procura por soluções de entrega out-of-home eficientes, escaláveis e sustentáveis”, diz a mesma fonte oficial da empresa.

A startup foi uma das nacionais a marcar presença no ranking “Deloitte Technology Fast 500”, que avalia as empresas tecnológicas privadas com crescimento mais rápido na região da Europa e Médio Oriente.

“Estamos a criar uma infraestrutura que qualquer pessoa pode implementar e, acima de tudo, confiar. É isto que realmente nos motiva e entusiasma: construir a camada invisível que sustenta e conecta todo o ecossistema de última milha”, diz o cofundador e CTO da Bloq.it, Ricardo Carvalho.

O reforço de capital surge num momento em que se assinala um crescimento do e-commerce, aumentando as necessidades para soluções de entrega na última milha.

“Os cacifos e sistemas da Bloq.it são desenvolvidos para integrar-se facilmente com qualquer operador logístico, sendo escaláveis e personalizáveis para diferentes países, localizações e tipos de produtos. Esta flexibilidade permite responder à crescente procura por alternativas fiáveis e seguras à entrega ao domicílio, alinhando-se com as expectativas dos consumidores”, destaca a empresa em comunicado.

(notícia atualizada a 29 de maio com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portuguesa Bloq.it levanta 28 milhões e já pensa em fusões e aquisições

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião