Almuzara apresenta ‘El enigma que brotó del fuego’, de Jerónimo Farré
É a primeira incursão na ficção literária do cardiologista Jerónimo Farré, que engendra uma intrincada trama sobre uma importante descoberta médica que, virá à luz quatrocentos anos depois.
“El enigma que brotó del fuego” é o título do novo livro que acaba de ser publicado pela editora Almuzara.
É um thriller histórico que mistura factos reais, costumbrismo pós-Franco, intriga e descobertas científicas, como a que ocorreu no século XVI, quando Michael Servetus, um médico visionário e teólogo, descobriu o que em termos médicos se designa por “sucção diastólica ventricular”. Um processo crucial para o bom funcionamento do coração de que este ilustre médico deixou registo escrito num livro descrito como proibido, que foi queimado na fogueira juntamente com este cardiologista, condenado por heresia na Suíça, juntamente com Calvino.
Apesar de alguns exemplares terem sido salvos da fogueira, as suas descobertas foram ignoradas durante séculos, até que, em 1975, John Farrell, um jovem cardiologista inglês, filho de um madrileno, tropeçou inesperadamente na descrição da descoberta até então desconhecida do humanista, que revelava uma função do coração de importância vital.
Como é que Servetus poderia ter descoberto algo tão complexo no seu tempo? Intrigado, Farrell viajou para Madrid em 1976 para trabalhar na sua tese de doutoramento com o Professor Laín Entralgo. No meio da Transição, fez amizade com o historiador Maurice Gamell e com Manuel Blay, também cardiologista.
Durante um ano e meio, envoltos numa teia de paixões, segredos e revelações, os três protagonistas envolvem-se numa história que percorre cenários tão díspares no tempo como a Reforma Protestante, a Guerra Civil de Espanha, o conflito europeu e os anos turbulentos da Transição, tudo isto contido numa história capaz de fazer saltar o coração de quem a lê.
Jerónimo Farré reformou-se em 2022. Foi Chefe do Serviço de Cardiologia e Diretor de Ensino do Hospital Universitário Fundación Jiménez Díaz em Madrid, bem como Professor de Cardiologia na Universidade Autónoma de Madrid.
Após a sua reforma, é professor emérito. Bibliófilo, apaixonado pela história, pela narrativa, pela pintura, pela música sinfónica e pelo futebol, é membro do conselho de administração do Real Madrid. É autor de mais de uma centena de capítulos de livros de medicina cardiovascular e de mais de cento e cinquenta artigos profissionais e científicos, quase todos em inglês. Para além disso, proferiu mais de 300 conferências na Europa e na América.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Almuzara apresenta ‘El enigma que brotó del fuego’, de Jerónimo Farré
{{ noCommentsLabel }}