Nove empresas suecas participam no primeiro “plogging” organizado pela Embaixada da Suécia em Espanha na Casa de Campo em Madrid
A iniciativa visa promover a sustentabilidade através da ação local e da responsabilidade individual e coletiva.
No contexto do Dia da Suécia e do Dia Internacional do Ambiente, os empregados de nove empresas suecas presentes em Espanha reuniram-se hoje na Casa de Campo, em Madrid, para participar num dia de “plogging”, uma iniciativa sueca que combina o exercício físico ao ar livre com a recolha de resíduos.
No âmbito da campanha “Get Swedish. For Real”, liderada pela Embaixada da Suécia no nosso país, o evento teve como objetivo promover um estilo de vida saudável e responsável, inspirando os cidadãos e as empresas a agirem localmente para um futuro mais verde. Durante toda a manhã, os voluntários percorreram caminhos e zonas verdes do parque, recolhendo resíduos e separando corretamente os resíduos recicláveis.
Para nós, “plogging” significa agir de forma responsável e sustentável. Este ‘plogging’ é um gesto simbólico mas muito poderoso: mostra que a sustentabilidade é praticada com o corpo, com a mente e em comunidade”, afirmou Per-Arne Hjelmborn, Embaixador da Suécia em Espanha. “Com pequenos eventos como este, também criamos laços mais fortes entre as nossas empresas e a sociedade espanhola. Embora Madrid seja uma cidade particularmente limpa, há sempre quem deite lixo onde não deve. Escolhemos a Casa de Campo, um dos maiores parques urbanos da Europa, para levar a cabo esta iniciativa de sensibilização dos cidadãos para a redução da sua pegada climática”.
O plogging é um movimento global com origem na Suécia, inventado por Erik Ahlström em 2016, que combina a atividade desportiva com o compromisso ambiental. Através desta prática, os participantes recolhem os resíduos que poluem os espaços comuns, contribuindo assim para sociedades mais limpas e sustentáveis. A palavra plogging vem do sueco plocka upp (apanhar) e do inglês jogging (correr). A ideia é simples: os participantes (ploggers) partem com um saco do lixo para recolher os resíduos que encontram durante a sua corrida desportiva. De acordo com a ONU, nós, seres humanos, geramos mais de 2 mil milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos por ano, 45% dos quais são geridos de forma inadequada. Se não forem tomadas medidas urgentes, esta quantidade de resíduos aumentará para cerca de 4 mil milhões de toneladas até 2050.
A Suécia é um líder em matéria de sustentabilidade. Apesar de ter um PIB per capita elevado, um forte setor industrial, longas distâncias e invernos frios, fatores geralmente associados a elevadas emissões de gases com efeito de estufa, o país conseguiu reduzir as emissões em cerca de 30%, ao mesmo tempo que aumentou o PIB em 86% desde 1990. Atualmente, 99% da eletricidade produzida na Suécia provém de energia com emissões zero, 70% da qual é totalmente renovável, sendo a energia hidroelétrica e a energia eólica as duas mais bem implantadas no país.
CAMPANHA
Com esta ação e sob o lema “Play Swedish. A sério”, a Embaixada da Suécia em Espanha lançou ontem uma campanha digital que pretende dar um toque positivo e profundo à conhecida expressão espanhola ‘hacerse el sueco’ (brincar ao sueco). A partir do orgulho de fazer parte do dicionário da língua espanhola, a Embaixada da Suécia pretende com esta iniciativa realçar a utilização desta expressão popular e do seu significado “ignorar ou olhar para o outro lado” para sensibilizar para uma questão fundamental: o clima e o ambiente. O “ignorar ou olhar para o outro lado” face aos desafios climáticos e ambientais é contrastado com os compromissos climáticos e ambientais da Suécia, sugerindo uma forma de fingir ser sueco. É verdade.
Assim, o projeto nasceu com um objetivo claro: redefinir o significado de “jogar à sueca” com base nos valores que definem o modelo sueco, reconhecido internacionalmente pela sua liderança em sustentabilidade, igualdade, bem-estar e inovação. Através de políticas arrojadas, tecnologias pioneiras e um profundo respeito pela natureza, a Suécia posicionou-se como um dos países mais empenhados no futuro do planeta, pelo que “jogar à sueca” não é mais do que estar profundamente empenhado na sustentabilidade.
Respeitando a língua e a cultura espanholas, a campanha, que tem um marcado tom de humor e foi realizada pelas agências Allwhite e Tinkle, convida os cidadãos, as empresas e as instituições a “brincar aos suecos” no melhor sentido: trabalhar para um mundo mais justo, igualitário e sustentável. A campanha, liderada pela Embaixada da Suécia em Madrid, contou com a colaboração das seguintes empresas suecas pioneiras na sustentabilidade: ABB, AlfaLaval, Candela, Ericsson, IKEA, Scania, Tetra Pak, Volvo Cars e Volvo Trucks.
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