Associação Portuguesa de Marketing Directo e Digital aprova novo Código de Conduta
O novo Código procura responder aos atuais e futuros desafios do setor, em diversas áreas, como sejam a da proteção de dados e privacidade, do marketing digital e programático ou da IA.
A Associação Portuguesa de Marketing Directo e Digital (AMD) tem um novo Código de Conduta, “documento fundamental” que “reafirma o compromisso” da associação com a ética, a transparência e a autorregulação no setor do marketing direto e digital em Portugal.
O novo código, aprovado em assembleia geral, “assume-se como um instrumento de referência para todas as empresas que desenvolvem atividade de marketing direto e digital, independentemente da sua dimensão ou setor de atuação“, refere-se em nota de imprensa.
Este documento, que “consolida o papel da associação como guia setorial de boas práticas, autorregulação e excelência profissional“, está disponível, na íntegra, aqui. O mesmo procura responder aos atuais e futuros desafios do setor, em diversas áreas, como sejam a da proteção de dados e privacidade, do marketing digital e programático (com especial enfoque em práticas transparentes e não intrusivas), do comércio eletrónico, ou da inteligência artificial (regulando a sua utilização ética na criação de perfis, automação e personalização de comunicações comerciais).

O novo Código de Conduta da AMD “é o culminar de um extenso trabalho de análise, reflexão e construção coletiva. Representa o nosso compromisso com um marketing mais ético, responsável e adaptado aos desafios tecnológicos e regulatórios que se colocam às empresas e aos profissionais. Este Código é uma ferramenta vital para garantir a confiança do consumidor, a equidade no mercado e a valorização da nossa atividade como motor da economia portuguesa“, diz André Novais de Paula, presidente da direção da AMD, citado em comunicado.
Já Marco Alexandre Saias, advogado e consultor especializado em privacidade e proteção de dados que fez parte do grupo de trabalho, refere que o código “representa um compromisso sério com a ética e a responsabilidade, num tempo em que a utilização de dados pessoais, o marketing personalizado e a inteligência artificial colocam desafios crescentes à privacidade e à confiança do consumidor”. “É um documento que serve o presente e prepara o setor para os desafios do futuro“, acrescenta.
Do grupo de trabalho, responsável por contributos para a revisão e atualização do código, fez também parte Beatriz Kafejian Mazzilli, Célia Simões, Miguel Pauseiro e Pedro Costa.
O Código de Conduta agora aprovado deve ser formalmente aceite por todos os associados da AMD, como condição de adesão e manutenção, aponta a AMD, referindo que a adesão ao Código “é condição essencial para a associação à AMD, reforçando o compromisso das empresas com a conformidade legal e a responsabilidade ética”.
A implementação deste novo Código “reforça o valor do logítipo de membro associado da AMD como um sinal distintivo de compromisso com as melhores práticas e o respeito pelos consumidores e pelo enquadramento legal”, refere a AMD.
“Os consumidores devem procurar o logótipo de Membro Associado da AMD como garantia de que estão a lidar com uma empresa segura, que atua com responsabilidade e segue as melhores práticas no marketing direto e digital”, acrescenta ainda a organização.
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