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Portugal com 137 inscrições no festival de criatividade Cannes Lions

Rafael Ascensão,

Com 19 trabalhos, Outdoor foi a categoria com maior número de inscrições por parte das agências e marcas a operar em Portugal.

São 137 os trabalhos que estão a representar Portugal na 72ª edição do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, o mais importante festival de criatividade do mundo, que decorre de 16 a 20 de junho. Este número representa um recuo de 14 projetos a concurso em relação ao ano passado e um decréscimo de 47 trabalhos em comparação com 2023, uma edição histórica em número de casos inscritos e também de prémios conquistados.

Com 19 trabalhos, Outdoor foi a categoria com maior número de inscrições por parte das agências e marcas a operar em Portugal. A categoria Media tem 15 inscrições, mais uma do que Direct. Já Entertainment Lions for Sport conta com 13 trabalhos, enquanto Brand Experience & Activation e Film têm 12 inscrições.

Creative Strategy apresenta sete inscrições enquanto Creative Data e Social & Creator contam com seis trabalhos. Print & Publishing tem cinco trabalhos portugueses inscritos, mais um que Film Craft. Com três casos a concurso surgem as categorias Creative Effectiveness, Design, Health & Wellness e Digital Craft. Já as categorias Creative B2B, Creative Commerce e Entertainment e Sustainable Development Goals contam com dois trabalhos portugueses inscritos.

Menos concorridas, as categorias de Audio & Radio, Glass: The Lion For Change, Titanium e PR contam apenas com um trabalho de assinatura portuguesa.

Até agora Portugal conta já com 17 trabalhos em shortlist no Cannes Lions, festival que arrancou esta segunda-feira e que se estende até sexta. A primeira manhã do Festival de Criatividade de Cannes também trouxe boas notícias para Portugal, tendo em conta que a Dentsu Creative e a Stream and Tough Guy (S&TG) já ganharam distinções de bronze. A campanha “Outnumbered”, da Dentsu para o canal História ganhou bronze em Outdoor e Print, enquanto o projeto “Save Us From The USA“, da S&TG, ganhou bronze em Outdoor.

No total, o festival que serve de ponto de encontro da indústria global da comunicação, marketing e publicidade recebeu 26.900 inscrições. Com 6.797 inscrições, os EUA são o país com mais trabalhos a concurso na edição deste ano. Seguem-se o Brasil, com 2.736 inscrições e o Reino Unido, com 2.349.

Brand Experience & Activation, com 2.337 casos, Media com 2.058 e Direct com 2.038 são as categorias com mais inscrições.

Em 2024, a produtora portuguesa Bro Cinema conquistou um Grand Prix com o projeto “Magnetic Stories” na categoria Pharma (Patient Engagement). O mesmo projeto conquistou ainda a distinção de prata, na mesma categoria, que contou com 232 candidaturas a concurso.

Já a campanha “The Endangered Typeface”, da Bar Ogilvy para a ANP (Associação Natureza de Portugal) que trabalha com a WWF (WorldWideFund for Nature) e o Jardim Zoológico, foi premiada com o bronze na categoria de Digital Craft (Data Visualisation).

Este ano Hugo Veiga (global chief creative officer da AKQA que anunciou no início do mês a saída da rede), Lourenço Thomaz (diretor criativo executivo da Dentsu Creative Iberia) e João Camacho (executive creative director da Saatchi Wellness ME&Turkey) são os jurados portugueses no júri de Cannes. Enquanto Hugo Veiga vai avaliar os Dan Wieden Titanium Lions, Lourenço Thomaz e João Camacho integram o júri nas categorias de Direct e Health & Wellness, respetivamente.

Também presente no festival, Nuno Riça, diretor criativo da Bar Ogilvy, faz parte do painel de jurados que vai avaliar a fase de shortlist na categoria de Film.

A MOP é a representante oficial do festival em Portugal, “voltando a marcar presença com o compromisso renovado de dar visibilidade ao talento criativo português”, refere a empresa.

A própria MOP inscreveu um trabalho, com uma ideia da agência Havas. Trata-se da campanha “Lost and Found”, onde se demonstra a “força e capacidade de intervenção dos mupis colocados no Metro de Lisboa numa forma bastante ‘criativa'”.

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