Real Betis apresenta seis projetos internacionais de desporto, ciência e sustentabilidade na sua 3ª Gala Forever Green
O evento, apoiado pela Junta da Andaluzia e pelas Nações Unidas, reuniu executivos, especialistas e representantes institucionais para apresentar soluções para as alterações climáticas.
O Real Betis Balompié apresentou seis projetos de referência internacional em desporto, ciência e sustentabilidade a mais de 270 profissionais na III Gala Forever Green, realizada a 10 de junho de 2025 no CaixaForum Sevilha.
A gala, presidida pela antiga ginasta rítmica Almudena Cid, começou com os discursos de Sergio Arjona, Vice-Ministro da Sustentabilidade e do Ambiente da Junta da Andaluzia, e de Lindita Xhaferi-Salihu, responsável pelo Desporto para a Ação Climática da ONU. Entre os participantes encontravam-se Joaquín Sánchez, embaixador do clube, Rafael Gordillo, presidente da Fundação Real Betis Balompié, e Moisés Roiz, diretor do CaixaForum Sevilla.
Hugo Berenguer, diretor-geral do atelier Rafael de La-Hoz, apresentou o projeto do novo estádio Benito Villamarín, centrado na eficiência energética, na gestão responsável dos recursos e na integração urbana. No âmbito aeroespacial, Alberto Águeda, da GMV, apresentou um projeto de tratamento e utilização de lixo espacial para preservar o meio ambiente fora da Terra.
No domínio da reflorestação, Javier Torres, da Repsol Impacto Social, apresentou “Motor Verde”, uma iniciativa conjunta com o Grupo Sylvestris que promove a compensação da pegada de carbono através da reflorestação em Espanha e Portugal, recuperando a biodiversidade e gerando emprego rural.
A dimensão internacional foi sublinhada por Verónica Ruiz, da UICN, que apresentou “Sports for Nature”, uma iniciativa da ONU para promover ações a favor da natureza através do desporto, e por Marcela Arboleda, da Pyratex, que revelou a “Forever Green T-shirt”, um têxtil feito de algas marinhas para sensibilizar para as invasões costeiras.
Lloyd Owers, diretor técnico da seleção nacional das Ilhas Marshall, encerrou as apresentações com “No Home Jersey”, uma campanha que torna visível a ameaça que as alterações climáticas representam para os países insulares através do símbolo universal do futebol: a camisola.
AMBIENTE
Durante o evento, foram entregues os prémios Forever Green 2025, que reconhecem o compromisso ambiental de organizações e profissionais. Os vencedores foram o FC Porto (“Liderança Ambiental no Desporto”); o Aquário de Sevilha e o Ministério da Agricultura, Pescas e Ambiente Natural das Ilhas Baleares (“Conservação da Biodiversidade”); o publicitário Javier Peña (“Projeto de Divulgação Ambiental”); o explorador Nacho Dean (“Ativismo Climático”); e a National Geographic (“Meios de Comunicação com Compromisso Ambiental”).
O evento terminou com os agradecimentos de Rafael Muela, diretor da Fundação Real Betis Balompié, que reafirmou o compromisso do clube com um modelo desportivo de excelência dentro e fora do campo.
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