IAB Espanha publica o livro “Brandformance” e estabelece uma nova disciplina de alto desempenho

  • Servimedia
  • 18 Junho 2025

IAB Espanha apresentou “Brandformance White Paper”, que propõe um modelo estratégico híbrido capaz de integrar branding e performance numa única abordagem unificada.

Esta nova disciplina de meios pagos está a emergir com força devido ao seu elevado desempenho e baseia-se no “win-to-all” da cadeia de valor meios-agência-anunciante-consumidor.

Liderada pela Comissão especializada, presidida por Nacho Álvarez, da New Mall Media, e por profissionais destacados das agências associadas ao IAB Espanha: Marta Prieto-Moreno, da IPG Mediabrands, Esteban de la Peña, da Mediaplus Alma, Carla Juárez, da OMG, e Lorena Misas (Publicis Groupe).

Segundo a associação, o conceito de brandformance baseia-se na união da emoção e do desempenho: “impactar o consumidor, acelerar o reconhecimento da marca e facilitar as decisões que geram ações concretas e resultados de negócio”. O novo livro do IAB descreve esta abordagem como uma “dinâmica de colaboração entre anunciantes, agências, editores, audiências e tecnologia”, sustentada por uma comunicação perfeita, criatividade integrada e otimização baseada em dados.

O livro identifica que o percurso do consumidor já não é linear, mas fragmentado, com fases de conhecimento e decisão interligadas. Neste contexto, defende que as estratégias publicitárias devem combinar o impacto emocional com uma eficácia mensurável. Para o efeito, propõe um roteiro em cinco fases: Diagnóstico, Planeamento, Ativação, Otimização e Escalabilidade, com uma profundidade de conteúdos relevante para os compreender e aplicar de forma rápida e eficaz.

Além disso, aborda também aspetos fundamentais como a atribuição multiplataforma, a análise preditiva, os modelos de métricas mistas, a privacidade e as melhores práticas baseadas em casos reais.

O livro branco, tal como outros livros brancos do IAB, é apresentado como uma ferramenta essencial para anunciantes, agências e editores que procuram adaptar as suas estratégias de marketing ao atual ambiente hiperconetado, onde a construção de marcas e a geração de resultados não são objetivos mutuamente exclusivos, mas sim complementares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

IAB Espanha publica o livro “Brandformance” e estabelece uma nova disciplina de alto desempenho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião