“Ensaladilla” presente em sete de cada dez menus de restaurantes espanhóis

  • Servimedia
  • 7:20

A "ensaladilla" continua a ser um dos pratos mais populares e consumidos nos restaurantes espanhóis, especialmente durante os meses de verão.

Diversos estudos e análises de tendências, como os realizados por plataformas do setor horeca (TheFork, Hosteleo) e consultoras especializadas em consumo, como a Kantar ou a Nielsen, colocam a “ensaladilla” entre as tapas mais populares nos restaurantes espanhóis.

Algumas fontes indicam que poderá representar cerca de 70% das ementas dos bares e restaurantes de cozinha tradicional, especialmente nos meses mais movimentados, como a primavera e o verão. “O seu sucesso explica-se pela sua versatilidade, simplicidade de execução e rentabilidade. É um prato com um baixo custo de produção, fácil de preparar em volume e com uma elevada faturação, o que o torna uma opção recorrente para os restauradores que procuram uma elevada procura e boas margens”, afirma Peio Cruz, chefe de cozinha da Unilever Food Solutions.

A receita mais comum – à base de batata, ovo, legumes cozinhados, atum e maionese – convive agora com versões mais elaboradas que incluem ingredientes premium, bases crocantes ou novas técnicas de apresentação. Esta evolução veio reforçar o papel da maionese na receita; para além da sua função de condimento, é fundamental para a textura, estabilidade e sabor final do prato.

Neste contexto, muitos chefes profissionais optam por maioneses que ofereçam sabor, textura e bom comportamento na cozedura, fatores essenciais para obter um resultado homogéneo. Nas últimas três edições do Campeonato Nacional de Saladas Russas, realizado no âmbito do congresso San Sebastian Gastronomika, os chefes vencedores – Alén Tarrío, Mª Carmen Bedía e Pello Noriega – utilizaram a maionese Hellmann’s nas suas receitas vencedoras. E não é por acaso que três anos seguidos já não é uma coincidência, a qualidade deste ingrediente-chave comum reforça a sua posição como uma das referências mais reconhecidas no setor profissional.

“O facto de três chefes diferentes, em três edições consecutivas de um concurso tão importante como o Gastronomika, terem escolhido a nossa maionese para as suas saladas premiadas, fala por si. Para nós é uma validação muito valiosa, porque são os próprios chefes que confirmam que Hellmann’s funciona nas cozinhas profissionais e cumpre o que eles precisam”, sublinha Peio.

Alén Tarrío (Pampín Bar, 2024), Mª Carmen Bedía (La Viña del Henao, 2023) e Pello Noriega (Castro el Gaiteru, 2022); chefs que venceram as três últimas edições do Concurso Gastronomika San Sebastián com a sua receita de “ensaladilla” e colaboradores de Hellmann’s.

Hellmann’s faz parte do portfólio da Unilever Food Solutions, a divisão de hospitalidade da Unilever, que afirma trabalhar “em estreita colaboração com os profissionais de foodservice para oferecer soluções práticas e adaptadas ao dia a dia da cozinha”. Para além de produtos concebidos para o canal foodservice, a empresa desenvolve recursos de formação, aconselhamento técnico e materiais de apoio para facilitar o trabalho dos chefes e gestores de cozinha em todo o país.

“A ensaladilla é um desses pratos que tem tudo: tradição, flexibilidade e margem. Na Unilever Food Solutions, trabalhamos para que os profissionais possam oferecê-la com a máxima qualidade, incorporando produtos que os ajudem a manter o sabor e a textura em cada serviço”, afirma o chef.

Hellmann’s quis prestar homenagem a esta receita emblemática com a criação de um livro de receitas descarregável que inclui as versões vencedoras do Campeonato Nacional de Ensaladilla, realizado no congresso San Sebastian Gastronomika. Este livro de receitas reúne as receitas vencedoras de Alén Tarrío (Pampín Bar, 2024), Mª Carmen Bedía (La Viña del Henao, 2023) e Pello Noriega (Castro el Gaiteru, 2022).

 

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