Cerca de 500 profissionais da PwC celebram a graduação do seu programa de talentos Work Academy

  • Servimedia
  • 1 Julho 2025

Um projeto pioneiro na Europa que permite que a experiência profissional e a formação recebida pelos profissionais da firma sejam acreditadas com um diploma universitário.

Cerca de 500 colaboradores da firma receberam os seus diplomas no Estádio Metropolitano Riyadh Air de Madrid, onde estiveram presentes cerca de 1200 pessoas. O evento contou com a presença de Gonzalo Sánchez, Presidente da PwC Espanha; Antonio Huertas, Presidente da Mapfre, que atuou como patrocinador; Marc Borggreven, Líder Global de Capital Humano da PwC; Higinio Marín, Reitor da Universidade CEU Cardenal Herrera, e Jon Azua, Decano do programa Work Academy da PwC.

O presidente da PwC, Gonzalo Sánchez, felicitou os participantes pelo seu intenso e árduo trabalho. “Sabemos que o objetivo da PwC é, naturalmente, ajudar os nossos clientes a resolver os seus desafios mais complexos. Mas é também ser uma porta de entrada para o mundo do trabalho para milhares de pessoas todos os anos. Contratamos jovens talentos, muitas vezes sem qualquer experiência anterior. E levamos a sério a nossa responsabilidade de os formar não só em conhecimentos técnicos, mas também em valores profissionais: integridade, rigor, empenho, trabalho de equipa”, afirmou.

Neste sentido, explicou que “a PwC Work Academy configurou-se como uma iniciativa que nos permite credenciar a formação e a experiência dos nossos profissionais durante os primeiros quatro anos da sua carreira na empresa, com um título universitário de especialista em diferentes profissões. Acreditar que somos especialistas em sustentabilidade, cibersegurança, risco… Muitas destas competências não estão integradas na oferta universitária tradicional, apesar de serem críticas para a gestão e proteção das nossas empresas. A PwC forma especialistas nestes domínios. E fá-lo sob uma marca que está presente em mais de 150 países”.

O Presidente da Mapfre, Antonio Huertas, padrinho da primeira turma da Academia de Trabalho da PwC, insistiu na necessidade de continuar a progredir profissionalmente, centrando-se nas pessoas: “A aprendizagem contínua é a base sólida do sucesso. Um sucesso entendido não como um objetivo específico, mas como um caminho. Um sucesso humanista, que compreende o ambiente, que valoriza a diversidade, que sabe adaptar-se às mudanças sem perder o seu norte ético nem a sua coerência pessoal”.

Por seu lado, Higinio Marín, reitor da Universidade CEU Cardenal Herrera, afirmou que “este é um caso de sucesso de colaboração universidade-empresa: as culturas empresarial e académica são chamadas a convergir. Por um lado, organizações como a PwC possuem um capital de conhecimento que as universidades devem aprender a reconhecer e a validar. Por outro lado, a contribuição de consistência académica que as universidades dão aos programas de formação das grandes empresas enriquece-as e torna-as um pólo de fidelização de talentos”.

ESPECIALISTAS NA PROFISSÃO

A PwC Work Academy é um programa de formação pioneiro na Europa, lançado há dois anos, que permite creditar a experiência profissional dos colaboradores da empresa em Espanha com um diploma universitário. Após dois anos de intenso trabalho e formação, os profissionais obtêm um diploma universitário que reconhece o seu estatuto de especialistas na profissão e, após quatro anos, um mestrado. As competências obtidas são certificadas através do conceito de micro-credencial, utilizando a versão mais avançada da tecnologia “Open Badges”.

Os colaboradores que iniciam a sua carreira profissional na PwC Espanha, para além de aumentarem as suas competências e adquirirem os conhecimentos essenciais para exercerem de forma competitiva as profissões de auditor, consultor, especialista em transações, advogado ou fiscal, têm a possibilidade de obter o seu próprio diploma universitário com a certificação de uma instituição de ensino de prestígio como a Universidade CEU Cardenal Herrera.

A visão desta iniciativa é certificar com um diploma universitário a experiência profissional adquirida através do trabalho nas diferentes áreas de negócio da PwC, que é a soma da formação técnica, das competências transversais e da formação prática adquirida através do trabalho em projetos com clientes de alto nível.

Os profissionais da PwC obtiveram o seu diploma universitário numa destas 18 especialidades diferentes: Auditoria de Fundos Públicos; Auditoria Digital; Auditoria Financeira e Não-Financeira; Compliance e Regulação de Seguros; Compliance e Regulação Bancária; Função Financeira; Mercado de Capitais; Governance, Risk, Sustainability and Compliance; Consultoria Estratégica; Consultoria em Cibersegurança, Data Governance e Risco Tecnológico; Consultoria Empresarial; Consultoria em Estratégia e Reporting da Função Fiscal; Consultoria em Recursos Humanos; Consultoria Fiscal Corporativa; Consultoria Jurídica Corporativa; Consultoria em Transações Financeiras; e Consultoria em Serviços Forenses.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cerca de 500 profissionais da PwC celebram a graduação do seu programa de talentos Work Academy

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião