BRANDS' ECO Controlar: “A internacionalização é um processo, não um evento”
Finalista do Prémio Inovação na Internacionalização, a Controlar defende uma abordagem flexível, adaptada a cada mercado, com equipas locais e foco contínuo numa visão de longo prazo.
Num mundo em permanente transformação, onde as fronteiras do crescimento são ditadas pela capacidade de inovar e competir à escala global, 15 empresas portuguesas afirmam-se como protagonistas de uma nova geração empresarial. São as finalistas da 2.ª edição do Prémio Inovação na Internacionalização, uma iniciativa da COTEC Portugal, do Santander e do World Trade Center Lisboa, que distingue abordagens ousadas e diferenciadoras à expansão internacional do negócio.
Com presença em vários mercados e soluções tecnológicas avançadas, a Controlar aprendeu que internacionalizar é mais do que replicar um modelo: é ajustar, ouvir e manter uma estratégia viva e sensível a cada cultura. Para a empresa, o sucesso passa por equipas locais fortes, aprendizagem contínua e uma visão sustentada ao longo do tempo.
Que história da vossa internacionalização gostariam de partilhar com quem está agora a dar os primeiros passos nesse caminho?
Um dos momentos mais marcantes da nossa internacionalização foi perceber que não existe uma abordagem única para todos os mercados. O que funcionou num país, teve de ser totalmente adaptado noutro — seja ao nível do produto, do modelo de negócio ou da forma de comunicar. Apostar em equipas locais e trabalhar em estreita articulação com a sede foi essencial para garantir uma presença consistente e, ao mesmo tempo, sensível às particularidades de cada cultura. A quem está a começar, deixamos o conselho de não ter medo de errar, mas de aprender rápido — e sobretudo de manter o foco numa visão de longo prazo. A internacionalização é um processo, não um evento.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Controlar: “A internacionalização é um processo, não um evento”
{{ noCommentsLabel }}